IRACEMA VIRGEM DOS LABIOS DE MEL (IRACEMA DE JOSE DE ALENCAR)

Sinopse
IRACEMA – JOSÉ DE ALENCAR O entusiasmo, que reinava no Brasil com a proclamação da Independência política, alimentava o sonho de uma cultura genuinamente brasileira. José de Alencar dedicou-se ao direito, à literatura, ao jornalismo e à política e, contaminado pelo nacionalismo, fundou na narrativa a nossa mitologia indígena, mestiça e tropical, submetendo uma coleção de heróis e vilões, índios e brancos, virginais herdeiras e morenas sedutoras, ao seu poder de criação. Introduzindo no romance brasileiro a figura do índio e os elementos que o caracterizam em seu ambiente natural, o autor abarca em sua obra um amplo painel nacional, enfocando o passado e o presente, o litoral e o sertão, a cidade e o campo, explorando perseguições, sofrimentos e dores. O Romantismo fundiu em sua arte fantasia e realidade, aventura e história. Logo, a obra de Alencar parece mais verossímil aos olhos do leitor da época do que ao de hoje, já que o autor é um idealista que crê nos motivos do coração e, moralizando comportamentos, enreda suas personagens em um ambiente infectado por valores corruptores dos quais os protagonistas acabam se libertando.
Autor:
ZANESCO
Formato:
doc
Tamanho:
21 KB
Ano:
2006
Enviado por:
ZANESCO
Enviado em:
27/10/2006