Bernardo Guimarães - A escrava Isaura

Sinopse
Escrita no ano de 1875, “A Escrava Isaura” tem como cenário o Brasil escravocrata do século XIX. No decorrer da trama é possível perceber como era a relação entre senhores e escravos, como aconteciam os castigos e o quanto a liberdade era almejada por todos eles. Dentro desse contexto, nasce Isaura, filha de uma escrava e um feitor, portanto considerada também escrava. Ela foi criada como uma verdadeira dama pela esposa do dono da fazenda em que nasceu: Isaura é gentil, tem gestos delicados, sabe tocar piano... Ou seja, ela é a representação do ideal romântico de mulher: a virgem branca angelical. Mas, com a morte de seus senhores, passa a “pertencer” ao filho destes, Leôncio. Por sua boa índole, Isaura recusa-se a dar vazão aos desejos que o cruel Leôncio nutre por ela. É em função desse desejo desenfreado e da contínua repulsa da jovem escrava que o enredo se desenvolve. Mas para salvar Isaura, surge Álvaro, um jovem com ideias abolicionistas que se apaixona por ela e se dispõe a enfrentar Leôncio por esse amor. Assim, a luta por um amor verdadeiro e, principalmente, pela liberdade compõe este romance de Bernardo Guimarães, considerado por muitos a obra prima do autor. Sinopse disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4054494. Acesso: 31 mar. 2014.
Autor:
Bernardo Guimarães
Formato:
pdf
Tamanho:
294 KB
Enviado por:
Márcio Adriano Moraes
Enviado em:
31/03/2014
Classificação:
seguro