Eça de Queirós - O crime do Padre Amaro

Sinopse
Publicado em 1875, 'O crime do padre Amaro' gerou polêmica, escândalo e revolta, sobretudo nos meios eclesiásticos e na alta sociedade. Tratava-se da primeira obra de ficção do jovem Eça de Queiroz (1845-1900). A razão do escândalo - no romance, o recém-ordenado padre Amaro vai trabalhar na cidade portuguesa de Leirira (onde o próprio Eça de Queiroz viveu no período que escreveu a obra). Lá, colocando em prática o que aprendera no seminário, depara-se com as contradições e as impossibilidades do catolicismo tal como pregado e praticado. E acaba envolvendo-se de maneira perigosa com a jovem Amélia, num drama levado à mais alta realização pela narrativa e estilística do autor. O livro inaugura o chamado realismo na literatura portuguesa, e descrições tão cruas de hipocrisias envolvendo o clero, a própria religião católica e a sociedade burguesa chocaram o moralismo da época. (Sinopse disponível em: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/romances/o-crime-do-padre-amaro-5046465. Acesso: 20 nov. 2018)
Autor:
Eça de Queirós
Formato:
pdf
Tamanho:
3 MB
Enviado por:
Márcio Adriano Moraes
Enviado em:
20/11/2018
Classificação:
seguro