MEDICINA LEGAL E CRIMINALÍSTICA

Sinopse
A Medicina legal é um ramo da Medicina que deveria integrar como disciplina obrigatoriamente em todos os cursos de graduação em Direito. Infelizmente, algumas faculdades e até universidades ainda não se deram conta da importância do tema. Para o jurista, os conhecimentos específicos da Medicina Legal lhe proporcionam uma ampliação e enriquecimento, sob o ponto de vista científico, permitindo o entendimento de questões complexas do próprio mundo jurídico, por meio do auxilio das ciências incorporadas à Medicina Legal. Como preleciona Hélio Gomes: “Só os conhecimentos médicos não dariam finalidade jurídica à medicina. Só com o Direito não se constituiria a medicina Legal”. E afirma: “É justamente a junção dos conhecimentos de ambas as ciências, no propósito comum de auxiliar a Justiça a resolver as lides, que se encontra, nessa convergência, um conhecimento mesclado do Direito e das ciências biológicas, chamado Medicina Legal”. O papel da Medicina não se restringe a auxiliar a Justiça na solução de fatos concretos, mas também contribuir, com seus conhecimentos específicos e adaptados ao Direito, para a produção de normas jurídicas mais claras e eficazes dando-lhes maior perfeição no alcance social.
Autor:
Professor José Ribeiro de Oliveira
Formato:
doc
Tamanho:
338 KB
Enviado por:
Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado em:
16/02/2011
Reeditado em:
17/04/2012
Classificação:
seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.