O diálogo entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos no ensino de Geografia

Sinopse
Este trabalho trata da relação, dentro do ensino de Geografia, dos conhecimentos produzidos no cotidiano e os conhecimentos científicos da Geografia escolar. Questionamos se é possível haver um diálogo entre estes saberes, e como este se daria. Partimos do pressuposto que todos os homens possuem cultura, e dessa forma são seres que produzem conhecimentos. A forma como esse conhecimento é visto pela ciência, de forma legítima ou não, é abordada, a fim de valorizarmos a concepção pluralista que admite a existência de múltiplas formas de compreensão da realidade. Somente dentro desta perspectiva seria possível encontrar o diálogo cotidiano/científico que estamos pesquisando. Reconhecendo as particularidades, até mesmo antagônicas, destas formas de conhecimento vamos descobrir que este diálogo não é espontâneo. Para compreendermos como se daria esse diálogo este trabalho se valeu das idéias de Paulo Freire, sobre a educação dialógica. É dentro deste paradigma que procuramos perceber o confronto entre as dimensões cotidianas e científicas do conhecimento escolar, percebendo então que é a realidade a mediadora deste diálogo.
Autor:
Guilherme Drumond
Formato:
pdf
Tamanho:
505 KB
Ano:
2006
Enviado por:
Guilherme Drumond
Enviado em:
27/01/2007