2ª FASE MODERNISTA - POEMAS CRIADOS A PARTIR DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL

Sinopse
As Produções “POEMAS CRIADOS A PARTIR DE UMA NOTÍCIA DO JORNAL ZERO HORA”, tiveram como referência a análise e a interpretação do poema “Poema Tirado de uma Notícia de Jornal”, de Manuel Bandeira e da leitura de exemplares do Jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre/RS, do período de 30 de maio a 09 de junho de 2010. Esse trabalho foi realizado, pois, ao encerrarmos os estudos de uma unidade literária, fazemos o fechamento com uma criação poética que explore as características da mesma. A unidade concluída tratava-se da 2ª Fase Modernista, que revelou talentos extraordinários, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, dentre outros. Esses, além de permitirem que versos brancos e livres e formas tradicionais fossem cultivados, abordaram temas com tendências universais, embora, no período, tenha surgido a poesia intimista. O autor escolhido foi Manuel Bandeira, pois ele ajusta tema e forma ao espírito das emoções que desejava expressar. Outro motivo da escolha deve-se ao fato de eu, como Professora de Literatura, ter o objetivo de despertar o interesse dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio pelo comum e pela aventura de traduzir o cotidiano de forma literária, demonstrando que qualquer fato pode ser transformado em arte poético.
Autor:
Ilda Maria Costa Brasil e Alunos do 3º Ano Ensino Médio do Colégio Conhecer - Porto Alegre-RS.
Formato:
exe
Tamanho:
822 KB
Ano:
2010
Enviado por:
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado em:
11/01/2013
Reeditado em:
29/04/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.