Análise de parte da Sequência Didática de língua portuguesa proposta no Caderno do aluno 7ª série/8°
Sinopse
RESUMO
Este artigo tem por objetivo analisar e discutir parte de uma sequência didática da disciplina de língua portuguesa para a 7ª série/ 8° ano, proposta no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo à luz da teoria dos gêneros discursivos e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa a fim de encontrar aproximações e distanciamentos entre as perspectivas cotejadas. Será analisada parte da “situação de aprendizagem 1”, a qual focaliza o trabalho com o gênero receita culinária e receita médica e propõe uma sistematização dos conteúdos por meio de atividades. A relevância de semelhante análise explica-se por se tratar do material de apoio distribuído para toda a rede pública do estado de São Paulo, que tem em torno de 4,3 milhões de alunos regularmente matriculados; a necessidade da qualidade na educação oferecida a esse número de alunos deve, portanto, ser garantida uma vez que um projeto educativo comprometido com a qualidade é de responsabilidade da Escola. O exame de parte do material, objeto de análise deste artigo, levou-me a concluir que nele há inúmeras falhas que o aproxima mais do conceito de cartilha do que do conceito de gênero discursivo/textual.
Palavras-chave: Gênero discursivo/textual; Receita culinária; Receita médica; PCNs.
- Autor:
- Viviane Mirandaa
- Formato:
- Tamanho:
- 293 KB
- Ano:
- 2014
- Enviado por:
- Viviane Mirandaa
- Enviado em:
- 31/01/2014
- Reeditado em:
- 02/02/2014
- Classificação:
- seguro