Análise de parte da Sequência Didática de língua portuguesa proposta no Caderno do aluno 7ª série/8°

Sinopse
RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar e discutir parte de uma sequência didática da disciplina de língua portuguesa para a 7ª série/ 8° ano, proposta no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo à luz da teoria dos gêneros discursivos e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa a fim de encontrar aproximações e distanciamentos entre as perspectivas cotejadas. Será analisada parte da “situação de aprendizagem 1”, a qual focaliza o trabalho com o gênero receita culinária e receita médica e propõe uma sistematização dos conteúdos por meio de atividades. A relevância de semelhante análise explica-se por se tratar do material de apoio distribuído para toda a rede pública do estado de São Paulo, que tem em torno de 4,3 milhões de alunos regularmente matriculados; a necessidade da qualidade na educação oferecida a esse número de alunos deve, portanto, ser garantida uma vez que um projeto educativo comprometido com a qualidade é de responsabilidade da Escola. O exame de parte do material, objeto de análise deste artigo, levou-me a concluir que nele há inúmeras falhas que o aproxima mais do conceito de cartilha do que do conceito de gênero discursivo/textual. Palavras-chave: Gênero discursivo/textual; Receita culinária; Receita médica; PCNs.
Autor:
Viviane Mirandaa
Formato:
pdf
Tamanho:
293 KB
Ano:
2014
Enviado por:
Viviane Mirandaa
Enviado em:
31/01/2014
Reeditado em:
02/02/2014
Classificação:
seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.