Coronel de Saias

Sinopse
A região de Ribeirão Preto, também chamada de "Alta Mogiana", viveu seu grande momento no final doSéc XIX, quando alguns fazendeiros trouxeram mudas de café, da região do Rio de Janeiro, para cultivá-lo aqui, no solo de de aluvião vulcânico e massapé, oriundos de antiquissima erupção vulcânica na região e que fez surgir a "Terra Roxa", um dos solos mais férteis do mundo e orgulho de nós; caipiras!. Àquela época, fazendeiros muito ricos já haviam mandado fazer pesquisas fora do Brasil (Bélgica), para analisar as qualidades do solo da região, que viria a ser a maior produtora de café do mundo. Dentro desse panorama, surgiu uma mulher invulgar, corajosa, e destemida, que tornou-se "Rainha do Café" e também a musa dos latifundiários; "Uma Coronel de Saias". Ela brilhou como nenhuma outra na região; porém devido à arrogância (e alguns atos nada recomendáveis), própria da burguesia rural, no final de vida teve que se "esconder" em São Paulo, perdendo toda evidência e brilhantismo que tinha no interior de São Paulo.
Autor:
ACAS
Formato:
docx
Tamanho:
653 KB
Ano:
2014
Enviado por:
ACAS
Enviado em:
28/03/2014
Reeditado em:
27/08/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.