JOÃO ÚRSULO, HOMEM DE VISÃO

Sinopse
Na vida pública João Úrsulo Ribeiro Coutinho, foi vereador à Câmara Municipal de (Cruz) do Espírito Santo, Estado da Paraíba, em mais de um mandato eletivo, dentre os quais no ano de 1917, fato que se comprova pela simples leitura da composição do: Conselho Municipal: Presidente: Dr. José Fernandes de Carvalho.Vice-presidente: Francisco Ignácio P. Castro.Vereadores: Dr. Alcides Ferreira Balthar.Domingos Augusto de Meyrelles.Henrique Vieira de Albuquerque Mello. Dr. João Ursulo Ribeiro Coutinho. Joaquim Correia Lima. (ALMANAK LAEMMERT/PB, 1917, p. 3246). Naquele tempo o mandato de vereador era compreendido como o ato de “verear”, com o sentido pleno de administrar e fiscalizar o emprego correto do dinheiro do povo. Assim o verbo “verear”, pode ser compreendido presumivelmente ou talvez do termo “vereda”, no sentido de caminho e ou direção. O referido termo também é empregado no sentido de designar por assim dizer os membros integrantes dos Conselhos Municipais e atualmente chamados de Câmaras Municipais em todo o território brasileiro. Assim como ainda atualmente os vereadores já eram chamados de edis que formam o Poder Legislativo Municipal (ÁVILLA, 1972, p. 655).
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
6 MB
Ano:
2018
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
15/08/2018
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.