PROFESSOR SEVERO RODRIGUES

Sinopse
A Revolução de 1930 vitoriosa, deu inicio a implantação de direitos e deveres dos cidadãos e das empresas diante da intervenção estatal. No Brasil não existia a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e muito menos salário mínimo nacional obrigatório, 13º salário, carteira de trabalho assinada e FGTS, PIS e COFINS, muito menos. Tais institutos que favorecem a classe obreira foram conquistas do momento pós-revolucionário dos períodos de 1930 e 1964. Conquistas gradativas dos trabalhadores e garantias oficiais também para as empresas. Ainda na primeira República, 1889 a 1930, já funcionava em pleno vapor em Santa Rita a C.T. P – Companhia de Tecido Paraibana, a popular Fábrica Tibiry, implantada em 1892 em nossa terra. O que vale dizer que o núcleo residencial e industrial da Tibiry, era um lugar muito importante para a economia nacional, estadual e municipal já na última década do século XIX, sem sombra de dúvida. A C.T.P., foi a segunda mina e/ou galinha dos ovos de ouro que Santa Rita recebera de presente pela iniciativa privada até então, porque a primeira grande riqueza da rainha dos canaviais foi a construção em 1587 do Engenho Del Rey Tibiry, quando por aqui passaram engenheiros e artífices das diversas nacionalidades do mundo para implantar a referida indústria, sem deixar de lado o uso da própria mão de obra escrava (branca; negra; indígena) para o plantio, corte e industrialização do ouro branco.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
7 MB
Ano:
2018
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
27/09/2018
Reeditado em:
11/09/2019
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.