C O N S O L A Ç Õ E S

Sinopse
[...] Assim sendo, ainda que por dedução a capela de Nossa Senhora das Consolações (1850) e as demais da várzea do rio Paraíba, dentre as quais: Nossa Senhora do Desterro (1869), assim como a própria atual Matriz do Divino Espírito Santo, era administrada eclesiasticamente pela freguesia de Santa Rita. O tempo via abandono moral e material das coisas materiais que alegram o espírito de quem tem emoção sobre o passado sempre presente em nossa memória, visando às gerações futuras, fez desaparecer de nossos olhos a capela de Nossa Senhora das Consolações, construída em 1850 (RAMOS, 2005, p.16). A capela de Consolações, foi construída antes da visita do Imperador Pedro II em dezembro de 1859 à Província da Paraíba e também antes do apitar do trem Maria Fumaça e da própria construção da Ponte de Cobé sobre o rio Paraíba para viabilizar a implantação da estrada de ferro entre 70 e 80 do século XIX. E que tal dedução é possível porque existem resquícios históricos ainda presentes, não só pela existência da Ponte de Cobé, bem como pela existência física de túmulos de pessoas que foram sepultadas na época de sua construção no Cemitério de Nossa Senhora das Consolações, anexo a capela de igual nome, ainda em pleno funcionamento nos dias atuais. [...].
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2018
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
13/11/2018
Reeditado em:
14/11/2018
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.