A BIOGRAFIA DO DIABO E OUTRAS LENDAS DO SOBRENATURAL

Sinopse
O presente livro enfeixa uma série de contos, cujos enredos foram desenvolvidos em cima de conhecidas lendas do sobrenatural. Algumas deles, como a lenda da Miota, da Pedra do Frade, da Procissão de Finados, são histórias populares que me chegaram através da minha mãe, que as contava para mim quando eu era criança. Outros, como as lendas do Negro Sebastião, da Bailarina, do Corpo Seco, da Árvore dos Enforcados, são lendas conhecidas do povo de Mogi das Cruzes e de algumas outras cidades do Brasil. Outros, ainda, como a lenda de Branca Dias, do ídolo Baphomet e Gilles de Rais, por exemplo, foram desenvolvidas a partir de histórias contadas sobre personagens e fatos históricos, cuja interação com o sobrenatural geraram uma tradição que atravessou séculos. Sobre essa camada de linguagem que o inconsciente das pessoas, em vários lugares e tempos deste nosso mundo, desenvolveu, nós colocamos a nossa própria metalinguagem, na forma de contos do sobrenatural. Como diz Paul Diel, (Simbolismo da Mitologia Grega,1991) “os mitos falam do destino humano, sob o seu aspecto essencial; destino do funcionamento sadio ou doentio (evolutivo ou involutivo) do psiquismo”. As nossas assombrações também. Talvez as que foram recenseadas nestes nossos contos possam deslindar para o leitor alguns significados que seu próprio inconsciente ainda não logrou elaborar.
Autor:
João Anatalino
Formato:
docx
Tamanho:
192 KB
Ano:
2019
Enviado por:
João Anatalino
Enviado em:
18/04/2019
Classificação:
seguro