Ensaio sobre o "bullying" a partir dos mangás "Limit" e "Vitamin" de Keiko Suenobu

Sinopse
Publicados originalmente no Japão em 2010/2011 (Limit) e 2001 (Vitamin), e no Brasil todos em 2015, estes mangás de Keiko Suenobu abordam de maneira corajosa a triste questão das perseguições escolares, o sinistro "bullying". Em "Limit", cinco meninas adolescentes (Konno, Morishige, Usui, Kamiya e Haru) se vêem, em consequência de um desastre, perdidas num imenso boqueirão e lutando pela sobrevivência, e os conflitos entre elas vão surgindo, em consequência de uma situação anterior na escola. Em "Vitamin" a situação se concentra em uma pessoa, Sawako, garota que tinha suas amizades no colégio mas todas se voltam contra ela ao ser flagrada em situação constrangedora. Segue-se um "bullying" extremamente cruel. Este livro, prefaciado por Aparecida Ramos (escritora de vasto currículo, presença marcante no recanto das Letras, com seus muitos textos em prosa e verso, entre poesias, contos, artigos, crônicas e outros gêneros), consta em sua primeira parte das resenhas que eu fiz dos seis volumes de "Limit" e do volume único de "Vitamin". Na segunda parte, o ensaio "Bullying" de Aparecida Ramos.
Autor:
Miguel Carqueija e Aparecida Ramos
Formato:
docx
Tamanho:
35 KB
Ano:
2021
Enviado por:
Miguel Carqueija
Enviado em:
16/07/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.