QUILOMBO MATA CAVALO

Sinopse
O texto trata do quilombo MATA CAVALO, situado em Mato Grosso. Ele formou-se a partir de uma doação feita em 1883 quando a proprietária da Sesmaria Boa Vida, Anna Tavares, viúva e sem filhos, deixou o seu legado para trinta e quatro escravos forros e cativos, parentes entre si. As relações entre os seus moradores se ancoram em três pilares; terra, parentesco e memória dos escravos da Sesmaria Boa Vida, seus ancestrais. São seis as comunidades hoje existentes em Mata Cavalo: Aguassú, Ponte da Estiva, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Ventura Capim Verde, cada qual com sua Associação, território e liderança. Com as políticas expansionistas do Governo Vargas, e a consequente supervalorização fundiária no Centro Oeste, as disputas pela posse das terras das comunidades de Mata Cavalo se acirraram, dando início de um tempo de privações e instabilidades.
Autor:
Edir Pina de Barros (Flor do Cerrado)
Formato:
pdf
Tamanho:
117 KB
Ano:
2018
Enviado por:
Edir Pina de Barros (Flor do Cerrado)
Enviado em:
09/11/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.