Conflito de Gerações...[AlexMarq]

Conflito de Gerações...

[ Alex Marq ]

( Inspirado no conto FALTA DE RESPEITO E CIVILIDADE de Marcial Salaverry)

Muito se fala, já não é de hoje; sobre o "conflito de gerações"... Da visão que muitos jovens, no auge de seu ímpeto próprio da idade, tendem a desprezar o valor de seus pais e avós... Excluindo dessa maneira, as coisas mais valiosas que poderão acrescentar em muito as suas vidas... Ter o conhecimento de visões, fatos, e ocorrências muito anteriores à sua chegada nesse mundo...

Em nossos primeiros anos de vida, e isso irá refletir-se pela continuidade dela; os nossos pais e avós tornam-se a única referência que temos do mundo... São deles, que virão os parâmetros que nos darão a base, para um dia almejarmos ser adultos... É dessa base que se formam os seres humanos... Quem não tem base não tem estrutura, quem não tem estrutura nunca terá nenhuma sustentação...

Me toca, e me choca profundamente; ver que muitos "jovens" não dão-se conta da tamanha riqueza que tem a seu dispor... Há toda uma história anterior à nossa chegada por aqui; uma base na qual iremos crescer e nos desenvolver para um dia sermos nós mesmos...

O fato real descrito por Marcial me pois a ver e refletir sobre meus avós... Minha última avó que ainda era "viva" partiu há menos de um ano... Mesmo com seu jeito quieto e calado, tendo passado seus últimos seis meses internada... Causou-me um tremendo vazio.. Um vazio que jamais será preenchido... Tenho meu avô materno, que partiu em 1989, como minha principal referência na vida... Uma pessoa que sempre me escutou e me orientou; e que, mesmo com mais de 15 anos de sua partida, ainda sinto tremendamente sua falta, e me emociono cada vez que lembro dele... Saibam, que esse meu estimado avô passou seus últimos cinco anos de vida extremamente debilitado, impossibilitado até de andar da sala até a cozinha... E nem por sua "limitação" física, deixou de ser o grande ser humano que sempre foi...

A genealogia é como uma árvore... Nossas origens são as raízes que sutentam o tronco que são nossos pais; e, na base desse tronco, temos imediatamente nossos avós, pais de nossos pais; para muitos os "pais melhorados"... Aqueles que nos deixam aprontar tudo que nossos pais nos proíbem quando ainda somos crianças... Negar atenção a eles, é como jogarmos sal nas raízes que nos sustentam... Fazendo ruir a estrutura que nos mantém e que nos formou...

Somos "animais" sociais, em nossa infância somos completamente dependentes.. E muitos, que conseguem bravamente viver mais do que a maioria, acabam por ter que depender de seus filhos e netos ao final de seus dias... Uma consequência da natureza... Quem despreza seu "passado", consequentemente, estará atraindo para si, o desprezo em seu futuro...

Envelhecer faz parte de nossa natureza; querendo ou não, os anos passam... Ainda sinto-me um garoto de quinze anos, numa mente de dois mil e trezentos anos, habitando um corpo de trinta e dois...

Aos que ainda têm o privilégio da presença de seus avós e bisavós, aproveitem bastante, tudo o que puderem ouvir e aprender destes; porque após sua partida deste mundo, uma parte tua irá junto deles, tenha certeza disso... E, mesmo que não possa estar na sábia presença de seus ascendentes diretos; esteja sempre apto e disposto a ouvir, além de escutar, o que as pessoas mais vividas tem a nos ensinar...

Só poderemos ir a algum lugar se tivermos uma referência de onde estamos... Ainda temos muito o que viver, e nada melhor do que ouvir os conselhos de quem já passou, há muito tempo, pelo que hoje estamos passando... Só assim poderemos construir um futuro melhor.. Valorizando nossas riquezas, derivadas dos que construiram o mundo antes de nós...

Cuide de teus pais, porque esse é o exemplo que você estará dando a teus filhos... E será como eles irão tratá-lo no futuro... Pense bem...

Amor e Alegrias em nossos corações... Sempre... e para todas as gerações!

( Alex Marq, 13 de abril de 2005, extremamente emocionado... )