LEITURA INFORMAL

São leituras informais, jornais diários, revistas semanais, revistas em quadrinhos, livros de ficção; romances, autobiografias, biografias.

Somos alfabetizados, porém não despertamos durante a nossa vida escolar o interesse pela leitura, o prazer de ler, exceto em alguns momentos devido ao seu contexto social.

Muitos profissionais liberais de formação Superior não têm o hábito de fazer uma leitura informal, justificando a falta de tempo, e pensa a sociedade que os "Superiores" estão informado de tudo o que acontece no mundo; é claro que temos algumas exceções, contudo o que percebemos é que muitos não têm o hábito de ler jornais, revistas, livros, exceto quando são avisados de que existe algo para eles tomarem conhecimento que diz respeito ao seu universo.

Mas por que temos que fazer esse tipo de leitura? Ela acrescenta o que nos falta na leitura técnica, nos oferece uma visão mais humanizada do mundo, trabalha a nossa sensibilidade, criatividade, nos educa enquanto ser social e trabalha nossa massa crítica, abrindo nossos horizontes.

Você sabe qual o primeiro livro impresso no Brasil e o nome da primeira revista em quadrinho infanto juvenil? Quem é o atual Ministro da Educação? Quanto está o Dólar e o Euro?O que é a Alca? Quem é Dalai Lama? Qual o país mais populoso da America Latina?

Não temos que responder a todas essas perguntas, mas devemos responder a algumas delas, e é através da leitura informal que tomamos conhecimento desses fatos que fazem parte do dia a dia, nos fazendo presente na sociedade.

Precisamos estar bem informado, "ligado", como diz a nova geração.

Algumas empresas em seu processo de seleção usa a leitura informal para avaliar o candidato, se o seu conhecimento vai além das xerox da Academia e dos relatórios da última empresa que trabalha ou trabalhou.

A leitura informal é optativa, por isso se torna mais prazerosa, e ao mesmo tempo faz a diferença na hora de concorrer a uma vaga nas empresas pública e privada, ou até mesmo em um bate papo informal no boteco da esquina com os amigos.

Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 14/03/2006
Reeditado em 14/03/2006
Código do texto: T123039