Padrão e Objetivo...[AlexMarq]

O aprendizado ocorre pela repetição... é por isso que normalmente esquecemos de boa parte do que estudamos há tempos atrás e nunca usamos em nosso dia-a-dia. A maioria das coisas que fazemos; fazemos seguindo um padrão... Até em nosso trabalho, quando iniciamos, somos 'treinados' exatamente para seguir o padrão que nosso serviço exige... Muito do que construímos em nossa vida está baseado no que nossos pais ou aqueles que nos criaram fizeram... Quem sai aos seus não degenera... Vai além do simples fator genético... Está mais ligado no padrão no qual crescemos... Nos exemplos que os mais velhos nos deram.

Nossos padrões são tão mais evidentes quanto possamos imaginar... Mais de uma vez eu verifiquei o quanto é normal algumas pessoas tratarem suas namoradas e namorados, com os mesmos adjetivos carinhosos com que tratavam os anteriores... Mudam apenas os personagens e as ocasiões.. mas os padrões continuam presentes... Existem também pessoas que só conseguem sentir alegria em relações extra-conjugais... Já pude observar vários exemplos... O sujeito namora, casa, anos depois arruma uma amante, a coisa cresce até o dia que a esposa descobre e o casamento acaba... Em seguida o mesmo casa-se com a amante.. a amante vira a oficial, tempos depois o sujeito arruma outra amante, a relação cresce, o casamento acaba... A outra vira a oficial, depois o sujeito arruma outra amante... E assim vai a rotina deste infeliz que passará a vida inteira sem saber o que quer da vida...

A maioria de nós somos como peixes em aquários... Limitados por preconceitos de nossas criação, por traumas e medos... Possuímos uma lamentável tendência a viver em nossa “zona de conforto”... Em meio às coisas, lugares e pessoas que estamos acostumados... Acabamos nos fechando para novas experiências...

O desconhecido pode ser pavoroso... Quem já viajou de madrugada pode ter sentido a sensação de estar no meio do nada.. Enxergando apenas até aonde os faróis iluminam. A vida não é muito diferente... Podemos planejar até um certo ponto... Ver até onde os faróis alcançam... Mas, quanto mais extenso o caminho até o objetivo... mais sinuoso será... E maiores as chances de perde-se nele...

Para se chegar em algum lugar é preciso ter para onde ir... Objetivos muito vagos do tipo ser rico, feliz e saudável não possuem poder suficiente para tirar-nos do 'aquário'... Se queremos coisas diferentes do que a maioria das pessoas à nossa volta, devemos quebrar os padrões a que estamos acostumados.. Nem sempre isso é simples... Porque é preciso enfrentar o vazio e deparar-se com o desconhecido.. que é sempre perigoso... Sair da zona de conforto dói... é por isso que a maioria segue o seu velho e batido padrão... fazendo as mesmas coisas ano após ano e esperando um milagre em sua vida.. que nunca acontecerá... A maioria das pessoas possuem identificações com seu local de origem, desde o modo de se vestir, trejeitos e gírias... a maioria é muito igual.. é apenas mais um.. A maior alegria que podemos ter é possuir nossa individualidade.. cultivar nossas preferências, executar nossas idéias.. e enfim.. crescer a cada dia.

Necessitamos das rotinas, das informações prontas... Necessitamos de um cabedal mínimo para podermos 'operar no automático'... Nossa mente é preguiçosa como nós... Ela gosta do que está mais fácil e evidente... É por isso que é tão difícil ver de fora do aquário... E para termos resultados diferentes também precisamos agir diferente... Quebrar padrões faz parte de nossa experiência... é essencial para o crescimento... Ah, mas é difícil... exige-se fazer coisas além do normal.. além do que 'todo-mundo' faz... Exatamente... Você não é todo-mundo.

Quando se acha que sabe tudo ou sabe muita coisa sobre certo assunto é exatamente o claro sinal de que alguns padrões precisam ser quebrados... Ora.. a onisciência ainda está muito distante de nossas mentes... Saturação de informação pede renovação... A quebra do padrão anterior é somente uma natural consequência disto...

Os objetivos são importantes.. nos fazem exercitar nossas capacidades e, de certo modo, somar ao Todo... Mas os objetivos sozinhos nos colocam numa vida de expectativas que podem ser vagas demais... Esperança não banca o custo de teus luxos... A coisa é mais pragmática.. Dura, fria, cruel e impiedosa.. Que pode ser resumida numa folha cheia de números... Números que podem te levar ao mais profundo abismo que você é capaz de suportar. É preciso disciplina tanto com os números quanto ao que faremos e de qual modo... Mas o caminho... este sempre é capaz de mudar tudo... Até o destino inicial... Novas visões vão surgindo no decorrer dele... Novas idéias.. Novas alternativas...

É preciso superar o passado, esquecer-se um pouco do futuro, e viver da melhor forma o momento presente... Este é sempre eterno, começa e termina de modo tênue... Aqui, agora, imediatamente... O movimento causa mudanças, e as mudanças acompanham a evolução... Evolução é vida... O destino acaba não sendo tão importante quanto o caminho em si.. Passamos a maior parte do tempo no caminho... Nem sempre o caminho mais curto pode ser o melhor... Nem sempre o que queremos pode ser o melhor... Sempre existe a possibilidade de estarmos errados.. O acaso pode mudar uma situação cômoda e nos derrubar sem dó... O mesmo acaso pode nos favorecer.. Vemos o quanto o farol ilumina nesta estrada escura... Podemos ir até aonde nossa mente alcança...

O tempo pouco importa... nunca é cedo nem tarde demais para aprender mais um pouco, para fazer mais um pouco, para iniciar um novo projeto, para criar, para amar, para viver... e para ser feliz...

Amor e alegria em nossos corações... Sempre!