O PODER ABSOLUTO: Cap. 1 - Uma explicação preliminar do livro 'O Poder Absoluto'

Muito se ouve sobre a ética e de como o poder a corrompe. Entre outras afirmações, ouvimos dizer da inconciliável relação entre a ética e o poder. Quem já não ouviu a máxima que diz: “_Todo o poder corrompe.”, ou pejorativamente que, “_se queres conhecer um homem, coloque-o no poder.”

Dessa forma, atribui-se ao ‘Poder’ a qualidade de revelar, ou até mesmo transformar o homem, quase sempre para o pior. Também se costuma ouvir que ao homem tudo é possível, basta o querer como premissa e ele tudo pode: “_Querer é poder!”. Mas, será que é mesmo assim?

Este livro é fruto de uma investigação sobre as origens dos conflitos humanos e tem o objetivo de proporcionar uma reflexão madura e aprofundada sobre a sociedade e o ser. Através do método indutivo e dedutivo, pretende provocar no leitor uma reflexão lógica e intuitiva. Sobretudo tem a pretensão de elevar a consciência sobre a problemática que envolve a Ética e o Poder na ótica do individuo enquanto ser social.

Ao suscitar suas relações como literalmente entendido, portanto, em todas as suas manifestações e interpretações, na via direta e inversa, o ‘Poder’ será abordado em toda a sua amplitude, relacionado à ética, entendida que é como ciência da moral que abarca o indivíduo e a sociedade. Tal reflexão tem por princípio, ser apenas uma “pedra” a mais na construção do edifício social, a despeito das limitações que o recurso lingüístico nos impõe.