DESMISTIFICANDO O CÂNCER

Nós, mulheres, temos um instinto que se assemelha aos animais irracionais.

E esse instinto nos faz sair à cata de ervas de chás e mil parafernálias mais,para curar nossos doentes. Por conta disso muitas mulheres no medievo foram parar vivas numa fogueira, taxadas de bruxas...

Quer saber? Nós somos bruxas sim. E o somos com orgulho... Pois, se assim não fôssemos, o mundo não seria o que é. Não preciso nem lembrar que Leibniz disse que ESSE É O MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS... Ele é, acreditem. O ¨se¨ não pode existir, nem fazer parte de nosso vocabulário porque SE existisse, seria muito, infinitamente, pior.

Assim sendo, eu não entendo por que tantos tabus, meu Deus, quanta ignorância!

Por que as pessoas em pleno século vinte e um, ainda se prendem a pensamentos tacanhos, a picuinhas, estupidez e falta de saber? Por quê?

O homem atual tem tanto medo da palavra CÂNCER, quanto o medieval tinha do trovão, ou das bruxas, por exemplo. E é esse medo de simplesmente pronunciar essa palavra que promove tanto sofrimento, tantas dores e mortes desnecessárias.

A ignorância e a falta de informação matam mais que qualquer vírus, ou qual seja a alteração que se apresente nos cromossomos de um indivíduo. Já que qualquer doença que seja descoberta logo e tratada adequadamente, tem muito mais chance de cura, especialmente o câncer. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, mais aumentam as chances do paciente de encontrar a cura e o fim de seu sofrimento. No entanto, esse preconceito com a palavra câncer é tão gritante no mundo moderno, que mesmo dentro dos sistemas de saúde, existem vários médicos e demais profissionais que desconhecem os sintomas do câncer, ou de um tumor germinativo. De forma que reduzem as chances dos pacientes por simples ignorância. Isso é assustador e lamentável!

Ainda nos dias atuais, existem pessoas que pensam que ¨dá azar¨ falar em câncer, ou que essa é uma doença contagiosa. E quando descobrem que um conhecido está enfermo, temem ser contagiados também.

Pelo amor de Deus! O CÂNCER NÃO É CONTAGIOSO! Um paciente com esse diagnóstico não pode fazer mal a ninguém. Ao contrário, são os ditos saudáveis é que podem contagiá-lo com qualquer doença, porque suas defesas ficam muito baixas, devido à quimioterapia e as demais medicações. Então, o que contagia e mata é a ignorância de fugir ao entendimento de algo que todos nós deveríamos saber mais para poder nos defender e defender melhor quem amamos.

No mundo antigo, essa patologia atacava mais as pessoas idosas. Porém, no mundo moderno, são os jovens que estão sendo cada vez mais numerosos nos casos diagnosticados.

Um estilo de viver com muitas tensões emocionais, pressões, má alimentação, sono irregular, traumas ou episódios profundos e prolongados de depressão, podem contribuir para o aparecimento do mesmo em nossas vidas. Assim, teoricamente, o câncer deveria ser mais comum na velhice, quando nosso corpo já acumulou muitas lesões devido ao estresse, poluição, contaminação com diversos cancerígenos e, ao mesmo tempo, tem as suas defesas naturais enfraquecidas devido à própria idade avançada. No entanto, os níveis crescentes de poluição (do ar, das águas e dos alimentos), contaminação alimentar por carcinogênicos, alimentação rica em frituras, gorduras e alimentos artificiais e conservados com químicos nocivos à saúde, ele está aparecendo no mundo atual cada vez mais cedo e em um número crescente de indivíduos.

As anomalias genéticas encontradas no câncer afetam tipicamente duas classes gerais de genes. Os genes promotores de câncer, oncogenes, estão geralmente ativados nas células cancerígenas, fornecendo a estas células novas propriedades, como o crescimento e divisão hiperativa, proteção contra morte celular programada, perda do respeito aos limites teciduais normais e a habilidade de se tornarem estáveis em diversos ambientes teciduais. Os genes supressores de tumor estão geralmente inativados nas células cancerígenas, resultando na perda das funções normais destas células, como uma replicação de DNA acurada, controle sobre o ciclo celular, orientação e adesão nos tecidos e interação com as células protetoras do sistema imune.

O câncer é geralmente classificado de acordo com o tecido de quais as células cancerígenas se originaram, assim como o tipo normal de célula com que mais se parecem. Um diagnóstico definitivo geralmente requer um exame histológico da biópsia do tecido por um patologista. Embora as indicações iniciais da malignidade podem ser os sintomas ou anormalidades nas imagens radiográficas. A maioria pode ser tratado e alguns curados, dependendo do tipo específico, localização e estadiamento. Uma vez diagnosticado, o câncer geralmente é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Com o desenvolvimento das pesquisas, os tratamentos estão se tornando cada vez mais específicos para as diferentes variedades do câncer. Ultimamente tem havido um progresso significativo no desenvolvimento de medicamentos de terapia específica que agem especificamente em anomalias moleculares detectáveis em certos tumores, minimizando o dano às células normais. O prognóstico para os pacientes com câncer é muito influenciado pelo tipo de câncer, assim como o estadiamento, a extensão da doença. Além disso, a graduação histológica e a presença de marcadores moleculares específicos podem também ser úteis em estabelecer o prognóstico, assim como em determinar tratamentos personalizados. E ao contrário do que se pensa, não existe uma doença com esse nome. Ao contrário, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos.

E na maioria das vezes, ele pode ser tratado, sendo inclusive curado em vários tipos, desde que diagnosticado e tratado a tempo...

É por isso, que hoje, eu quero ser bruxa sim. E quero convocar todas as bruxas boas, para juntamente comigo, colocar na boca do maior número de pessoas possível, a palavra CÂNCER. E fazer com que todos se sintam predispostos a falar e ler sobre ele. Pois, nós só conseguiremos erradicá-lo de nossas vidas, se conseguirmos desmistificá-lo.

Ajudem-me, portanto, a desmistificar o câncer. Para que dessa forma, possamos estar salvando muitas vidas...

Tânia Regina Voigt
Enviado por Tânia Regina Voigt em 13/07/2009
Reeditado em 17/01/2015
Código do texto: T1697434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.