PORQUE AS PESSOAS SÃO TÃO EGOÍSTAS?

Invariavelmente, deve-se ao fato de serem desprovidas de alguma coisa ou sentimento. Quando essas pessoas, ou melhor, a sua maioria, encontra algo ou alguém, para substituir suas frustrações, agarram-na com unhas e dentes, dominando-as ou substimando-as, de qualquer forma, fazendo com que a sirvam da melhor forma possível, pouco se importando com o que fazem ou deixem de fazer. Também sou egoísta, porém, me considero diferente dos outros, em vários aspectos, quer seja material ou sentimental. Principalmente, no sentimental.

Muita gente pode achar que eu não goste de ninguém. Nesse ponto sou um pouco egoísta. Gosto muito de mim, porém, penso em todo o mundo, e me preocupo com todo mundo. É complicado, mas ao mesmo tempo é simples. Se uma criança merece a minha preocupação, procuro ver se ela tem pai e mãe. Se o tem, diminui, pois a mesma, tem quem a olhe. Se um homem ou uma mulher tem alguém para encostar a cabeça, também diminui. Se os velhos têm alguém para ampará-los, no caso a família, também diminui. Dois pontos. Se em qualquer um dos casos, não há ninguém, me preocupo não só com eles, mas também com quem os abandonou, além disso, não tenho o menor recurso para ampará-los.

Dito isto, fica a minha revolta ao sistema, quer como sociedade, como família, como religião, pois os únicos culpados dessa minha preocupação são eles, exclusivamente eles. Sua sede pela propriedade, pelo prestígio, pela ganância, um egoísmo desenfreado, e a incapacidade de viver em harmonia.

Será que é tão difícil viver em harmonia?

Tenho certeza que não. Produzir para o bem comum, acabaria com todos os problemas. O fim das instituições, do dinheiro, da propriedade.

Aí um leigo me diria: mas você não vive dentro de um sistema? Sim vivo e respiro dentro de um sistema, mas pela pura sobrevivência, pois de outra forma, não haveria condições para executar a minha produção.

Sou egoísta, daquilo que gosto, mas repartindo com todos, aquilo que penso e faço. O meu egoísmo, não me permite pensar tão somente em mim. E sim, em uma forma de vida em que todos tenham a liberdade de pensar, ouvir e falar, assim como fazer tudo o que lhe é mais espontâneo, desde que seja aproveitado por outros também. Comum, será que é tão difícil ser comum?

De que adianta ser único, se não pode ser compreendido. Solidão é uma atitude muito egoísta, e deve ser não totalmente, mas parcialmente reprimida, ou até totalmente. De certa forma, solidão é sinônimo de medo, e se tem medo, é um tipo de receio em querer expressar qualquer coisa. Inconcebível. Nem que seja uma simples linha, ou uma simples palavra, ou ainda, uma nota, ou expressão.

Egoísmo, que palavra egoísta.

"Uma idéia anárquica, será sempre uma idéia. É preciso pensar mais”.

Peixão89

Primeiras Falas - 1983

Peixão
Enviado por Peixão em 27/07/2009
Código do texto: T1722817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.