A CAIXA DE PANDORA

A CAIXA DE PANDORA NA MITOLOGIA, ERA UMA CAIXA AONDE ERAM GUARDADOS TODOS OS MALES DO MUNDO, ENTÃO NOS TEMOS ALGUMA CAIXA EM COMUM NA NOSSA MENTE , AONDE GUARDAMOS CERTOS MALES, NÃO TODOS, OBVIAMENTE. TODOS OS SÊRES HUMANOS JÁ PASSARAM POR PROVAS DE FOGO, TEMPESTADES INTIMAS, DESILUSÕES, DESEJOS REPRIMIDOS, ALGUMA DECEPÇÃO AMOROSA, ALGUMA TRAIÇÃO OU MESMO TERRORES DA NOSSA ALMA, COMO MORTE DE UM SER QUERIDO, PERDAS,SOLIDÕES, DOENÇAS, PASSAMOS PELO VALES DE SOMBRAS, TEMORES,SEGREDOS, E LÁ DENTRO DE NOS, APESAR DO TEMPO TER AMENIZADO, ESTAS PASSAGENS ESTÃO ARMAZENADAS NO CEREBRO, ESCONDIDO EM UM COFRE CHAMADO MEMÓRIA, MAS, NOS TEMOS A CHAVE DO COFRE E DE VEZ EM QUANDO VAMOS LÁ E ARRANCAMOS DE DENTRO CERTAS RECORDAÇÕES QUE FAZEM SOFRER, AO REVIVER AS ANTIGAS SITUAÇÕES. E AI ,QUE ABRIMOS ESTA QUE CHAMO, CAIXA DE PANDORA DA NOSSO CEREBRO, AI ESTA O PERIGO, DA INFELICIDADE PROLONGADA, PORQUE TORNAMOS PRESENTE O FATO QUE NOS QUE NOS CAUSOU TANTO SOFRIMENTO E MUITAS VEZES, REVIVEMOS COMO UM FILME DE TERROR.

POR ESTES DIAS, ANALISANDO MINHA CAIXA DE PANDORA, DESCOBRI O MAL QUE ELA JÁ ME FEZ, E CUIDADOSAMENTE ESTOU A TRANCA-LA DEFINITIVAMENTE NA MEMORIA DO ESQUECIMENTO. COMO FAZER ISTO, NÃO E SIMPLES, PORQUE TENHO A CHAVE, SÓ EU TENHO ESTA CHAVE QUE JÁ TENTEI JOGA-LA NO MAR , NOS RIOS , ENTERRA-LA, NAS VIAGENS PELAS ESTRADAS DA VIDA, MAS, ELA SEMPRE VOLTA AS MINHAS MÃOS...

FAZENDO EM CERTOS MOMENTOS, EU ABRIR NOVAMENTE A VELHA CAIXA (PANDORÁSSICA), AONDE DRAGÕES PERIGOSOS ESTÃO TRANCADOS LÁ, MINHAS EMOÇÕES, MEDOS, TRISTES, MEMÓRIAS, ALGUMAS DESOBEDIÊNCIAS,REMORSO PELO QUE EU PODERIA TER FEITO E NÃO FIZ E ATÉ MÁGOAS. PESSOAS GUARDAM ÓDIO, VEJA BEM.

OS SERES HUMANOS SÃO SEMELHANTES E, POR ISTO, CREIO QUE TODOS TEMOS A CAIXA DE PANDORA

TEMOS O DOMÍNIO RELATIVO DE NOSSA MENTE E EMOÇÕES, VALE DIZER QUE, QUANDO NOS APAIXONAMOS OU QUANDO FAZEMOS ALGUM ERRO, NOSSA MENTE NOS ALERTA, SE INSISTIMOS E PORQUE QUEREMOS, E PORQUE NOSSA PESSOA TEM LIVRE ARBÍTRIO DE ESCOLHA, SER OU SER, TER OU NÃO TER, FAZER OU NÃO FAZER, IR OU NÃO IR, E AI VAI, NOSSA MENTE FICA HIPNOTIZADA, TEM LIVRE ÁRBITRIO E PROPOSITALMENTE FICAMOS LIGADOS A ALGUÉM POR A QUE NOS TRANSMITE UMA QUÍMICA MISTERIOSA, UMA ILUSÃO, TALVEZ POR CARÊNCIA, OU PORQUE REALMENTE QUEREMOS PROVAR ESTA OU AQUELA SITUAÇÃO, ENTRETANTO É PRECISO QUE, NOSSO RACIOCÍNIO POSSUA AUTO CONTROLE, DISCIPLINA E ELE ESTEJA SOBRE O DOMÍNIO DO NOSSO EGO MAIOR, NOSSO SUPER EGO, NOSSO AUTO CONTROLE, E, CERTAS PESSOAS NEM SABEM O QUE E ISTO, NEM SABEM DOMINAR-SE. ISTO VEM COM O APRENDIZADO DA VIDA, FORÇA DE VONTADE E O EXERCÍCIO DE ALGUMA ATIVIDADE ESPIRITUAL, YOGA, ORAÇAO, CARIDADE, PERDÃO E, HÁ PESSOAS

NUNCA EXPERIMETARAM TAL MILAGRE.

POR RAZOES DESCONHECIDAS, PRECISAMOS DOMINAR TODAS AS TRAVESSURAS DO NOSSO CÉREBRO, ASSIM COMO O CAVALO SELVAGEM PRECISA DE UM BOM CAVALEIRO E DE BOAS RÉDEAS, ELE PODE NOS LEVAR A ERROS QUE SERÃO TRÁGICOS PARA O NOSSO FUTURO. PROSSIGAMOS POIS, CONTROLANDO NOSSOS PENSAMENTOS NAS ATITUDES POSITIVAS, MESMO QUE NO MOMENTO NOSSA MENTE DESMINTA ISSO, E USANDO A RAZÃO EM VEZ DA EMOÇÃO, AHH, DÍFICIL E MUITO.NOSSOS OLHOS AVISTARÃO POR CERTO, TODA BELEZA DO NOSSO CONTROLE E LIBERDADE DE SENTIMENTOS SEM REMORSO,OU SUBMISSÃO DE ESCRAVIDÃO A NOS MESMOS, OU A OUTREM QUE NÃO VALE A PENA.AREJADOS PELA CARGA POSITIVA DO BELO ,A CASA INTERIOR ESTARÁ LIMPA PARA COLOCARMOS TODA SORTE DE BENS ESPIRITUAIS COMO AMOR FRATERNO, CARIDADE, COMPANHEIRISMO, PERDÃO, RECONCILIAÇÃO E ACIMA DE TUDO NOS LEMBRANDO QUE TEMOS UM DEUS, QUE NOS GARANTE A LIBERDADE DO CATIVEIRO DA DESOBEDIÊNCIA E QUE PELA NOSSA HUMILDADE NOS CONCEDE PERDÃO, ISTO PORQUE DIANTE DA TERRA SOMOS COMO PARASITAS SÒMENTE, MAS DIANTE DE DEUS SOMOS COMO AMENINA DE SEUS OLHOS, VEJA QUÃO IMPORTANTE SOMOS AINDA.

ASSIM, MESMO QUE NÃO POSSAMOS EXTERMINAR, A CAIXA DE PANDORA DAS HERANÇAS DOS HEREDITÁRIAS EM NOSSA CADEIA GENÉTICA, EM NOSSA MENTE QUE ALIMENTADA PELA NOSSA FRAQUEZA EM CONTINUARMOS SOFRENDO E ESCRAVIZADOS. MESMO QUE TENHAMOS DE FAZER RENUNCIAS DE ALGUM VICIO OU ALGUMA INTOLERÂNCIA DA NOSSA MENTE É MELHOR TENTAR VIVER E VIVER O MELHOR, PORQUE AINDA HÁ O RISO E O AMOR, CASO CONTRÁRIO, VAMOS DESTRUINDO MUITAS VEZES O QUE DE MELHOR POSSUÍMOS, NOSSA SAÚDE MENTAL E FÍSICA, COM ATITUDES NEGATIVAS, O MELHOR E QUE, PEGUEMOS A NOSSA CHAVE DA CAIXA DE PANDORA E A COLOQUEMOS EM UM SECRETO E DIFÍCIL LUGAR, E JAMAIS, MESMO TENTADOS, DEVEMOS ABRI-LA. COMO FAZER ISTO, NÃO E FÁCIL, MAS, O MAIS IMPORTANTE ,É VOCÊ SABER QUE, SE VIER A TENTARÃO, NÃO A ALIMENTE, AO PEGAR A CHAVE E TENTAR ABRIR A CAIXA SEUS ANCEIOS, MEDOS E AMARGURAS, FILHOS DE DEUSES NA TERRA, MAIS SÃO MORTAIS COMO EU E VOCÊ, TUDO PASSA , VAIDADES,OS POMPEÚS , OS NAPOLEÕES OAS ALEXANDRES,ENTÃO VIVA, AME OS QUE ESTÃO O SEU REDOR,AJUDE,PERDÕE E DE TUDO, O MELHOR MESMO E GUARDAR A CAIXA DE PANDORA DE VEZ, NO MAIS PROFUNDO LUGAR SECRETO DA SUA ALMA AONDE NEM MESMO VOCÊ SAIBA. TEM COISAS OCULTAS DA VIDA E DA ALMA QUE FOGE AO NOSSO CONTROLE E DEVEM FICAR GUARDADAS PARA SEMPRE NUM LUGAR SECRETO DO NOSSO INTIMO, SECRETO ATE PARA NOS MESMOS.

CONSELHO. NUNCA MAIS ABRA A CAIXA DE PANDORA...NÃO MESMO.

PANDORÁSSICA - TERMO INVENTADO NO TEXTO, SIGNIFICANDO OS DRAGÕES ESCONDIDOS DA DESOBEDIÊNCIA E PECADO.