SABER VIVER É UMA ARTE

Saber Viver é não ter medo do experimentar .

Inteligência não é saber mas gostar de aprender .

As pessoas mentalmente rígidas são as mais fracas .

Uma nação para se afirmar plenamente na sociedade das nações sem ser através da força bruta necessita de , primeiro , afirmar-se perante si mesma e isso só acontece quando o auto-respeito cultural brotar na maior parte de seus integrantes através de uma revolução pela educação no redescobrimento de suas raízes eco-sociais profundas .

Todas as transformações sociais e políticas são geralmente muito lentas pois existe o receio no espírito das maiorias , e são com estas maiorias que se constrõem as democracias , sobre quase tudo o que seja inovação e descobertas .

Esta maioria humana , na maior parte dos países , é bem representada pelo "velho do restelo" , figura típica portuguesa descrita pelo poeta Camões nos Lusíadas e cujo apego ao conhecido e medo dos mares nunca dantes navegados é imenso .

Para haver descobertas cientificas é necessário saber usar os melhores instrumentos técnicos , é preciso tê-los ou construí-los mas também é necessário uma mente aberta ao desconhecido sem preconceitos ou dogmas .

Uma pessoa cuja arte é medíocre nunca saberá apreciar devidamente uma obra de alta qualidade , mesmo que seja na mesma arte , a não ser que tenha a grandiosidade de um espírito consciente sabendo-se aprendiz naquela arte e disposto a aperfeiçoá-la .

Um exemplo claro é o caso de um grupo musical novo originário da um país europeu , cidade do Porto , e cujas musicas baseiam-se em estudos aprofundados das raízes de seu país de origem e desenvolveram uma apurada técnica instrumental e de vozes utilizando inclusive instrumentos musicais de um passado longínquo .

Esse grupo musical foi convidado a fazer um "Concerto" em uma determinada cidade de Portugal e a certa altura do espetáculo o organizador daquele evento veio solicitar-lhes discretamente para tocarem outro tipo de musica mais popular e menos erudita pois o público estava impaciente e desgostoso com aquela música que exigia um escutar mais apurado , uma atenção profunda e silêncio .

Para se aceitar um educador mais criativo e consciente é necessário que os pais e responsáveis das jovens tenham uma mente não preconceituosa disposta ao escutar , à criatividade e à experiência .

Se assim não for , o medo e a ignorância afastam a possibilidade do experimentar e recusam o educador .

Aconteceu isso ao educador e filósofo Agostinho da Silva em Portugal : por volta do ano de 1950 , o governante Salazar ordenou a todos os professores que assinassem um documento onde declarassem jamais serem "comunistas" .

O contra-mestre Agostinho da Silva recusou-se a assinar esse documento argumentando : "eu realmente não me conceituo como comunista mas também não sei se amanhã não o serei , portanto não assino essa declaração " .

Em resultado disso , foi proibido de lecionar em Portugal e os responsáveis políticos do país complicaram-lhe sua vida de professor .

Mas graças a isso o querido professor pode aprofundar seu navegar pelo mundo indo para o Brasil e neste país ajudou a fundar algumas Universidades , inclusive a Universidade de Brasília .

O poeta maior Fernando Pessoa só após sua morte começou a ser lido por um público maior pois durante sua vida apenas alguns poucos privilegiados tiveram acesso ao entendimento de sua mensagem profunda .e elaborada .

Muitos de seus pensamentos exigem um raciocínio apurado e profundo para serem compreendidos e muitos o citam eruditamente mas é necessário que o individuo tenha um modo de vida consciente , um modo de ser profundo para conseguir penetrar nas mensagens deste e de muitos outros autores tais como Camões , Sócrates , Rousseau , Krishnamurti , Gibran , Nietzsche , Nelson Mandela , etc . .

É necessário intuição e arte para sentir que vale a pena experimentar algo novo , vale a pena apostar em experiências novas mesmo havendo hipóteses de não darem certo ou de não acontecerem como se previa ou como se queria pois a realidade é que se não forem feitas novas experiências aí sim nunca haverão novos caminhos .

É como um jogo , se não se fizerem apostas não existem hipóteses de acerto mas muitos pensam : não ganho mas também não perco e é exatamente assim que funciona a mente do "Velho do Restelo" , não investe nem arrisca mas também não descobre e acomoda-se em seu viver medíocre esquecendo que a vida em si é um exercício bastante interessante de descobertas .

É necessário cuidado e prudente otimismo em relação ás experiências novas para se evitarem grandes marulhações e tempestades apesar das bonanças serem apanágio delas mas sem esquecer que sem liberdade para experimentar errando ou acertando é quase impossível descobrir .

É necessário incentivar os jovens e os adultos a não terem receio da criatividade experimentando idéias novas em todas as áreas humanas sociais , cientificas , ecológicas mas sempre em cauteloso andar pois o simples fato de se experimentar já é dar certo , já é aprender e isso aprofunda as mentes tornando-as mais conscientes .

Estas lições não podem ser ignoradas pois os Contra-mestres já as ensinam desde o passado longínquo .

Dói quando se vêm almas âncoradas ou amarradas aos cais de conceitos ilusórios e hipnótizantes e sem intuírem o universo transcendente .

A palavra "Contra-mestre" aplica-se bem a Nelson Mandela , Agostinho da Silva , Fernando Pessoa , Krisnhamurti , Pestalozzi , Gibran , Buda , Nietzsche , Jorge Amado , Caetano , Saramago e milhares de outros seres que aqui navegam contra os ventos , na maior parte das vezes .