A Lei da Manada [AlexMarq]

A Lei da Manada

[AlexMarq]

Quando um predador aproxima-se de um grupo de bovinos selvagens, uma meia dúzia destes percebem a perigosa presença e põem-se a correr... Outros poucos que estão próximos a esses, vêem eles correndo, identificam o perigo e correm também... Os outros integrantes do bando, a maioria deles, fogem apressados ao ver os companheiros correndo.. E, em pouco tempo, uma manada inteira de centena de elementos corre em disparada... A maioria deles, embora estejam correndo de um perigo REAL, desconhecem o motivo de estarem correndo.. eles apenas presumem que se seus companheiros correm é por que existe 'algum motivo' para isso.. mesmo que este motivo NÃO EXISTA...

Seres humanos não são diferentes.. Experimente fazer um teste (eu já fiz).. Vá a um centro urbano com grande concentração de pessoas, pare em algum local visível e comece a olhar para o alto numa certa direção... Não diga nada.. apenas fique olhando... Em poucos minutos haverá um aglomerado de pessoas à tua volta também olhando na mesma direção... e é possível sair discretamente do meio do grupo, dar uma volta no quarteirão, retornar ao mesmo lugar e encontrar ainda uma certa quantidade de pessoas por ali olhando "não se sabe o que"... Talvez, se você perguntar o que estão olhando, alguém venha com algum motivo absurdo para justificar seu ato...

Este tipo de atitude ilógica e incoerente de seres 'racionais' é mais comum do que se pode pensar... Os movimentos repentinos de alta ou de queda nas bolsas de valores obedecem este mesmo princípio.. quase ninguém sabe o que realmente está acontecendo.. mas se 'todos' estão comprando.. então mais pessoas irão comprar... se 'todos' estão vendendo, mais pessoas irão vender... Do mesmo modo, se perguntar porque alguém está comprando/vendendo.. este irá te dizer, no típico jargão especulativo: estou 'seguindo a tendência'... A moda também é feita de 'tendência'.. Meia dúzia de bichas tem lá suas inspirações, expõem elas ao público.. e boa parte do que é produzido no ramo da moda nesta época segue a 'tendência'...

Poucas pessoas racionalizam por que estão indo para certo lugar, ou fazendo determinada coisa... Ou ao menos param, por algum momento que seja, para refletir aonde este 'caminho' irá levar... Se esse é exatamente o objetivo que se quer... Fazem, simplesmente porque TEM de ser feito... porque é moda.. porque o amigo, o parente, o vizinho também faz... Sem se dar conta de que "será que é isso mesmo que eu quero?"... Isso condiz com meus gostos, desejos, metas, objetivos?

Se você chegou até este parágrafo, acredito que eu tenha feito você, leitor, pensar um pouco... Você está fazendo o TEU caminho? Ou está apenas SEGUINDO A MANADA? Pense nisso.. e espero que seja feliz em tuas escolhas...

Amor e alegria em nossos corações... sempre!

[AlexMarq, 16 de março de 2011]