POBREZA

POBREZA

Quando Jesus falou que eram "bem-aventurados os pobres de espírito", Ele fez alusão àquelas pessoas que sabem viver com desapego aos bens materiais, que se saciam com o que possuem e se sentem felizes onde entendem que Deus os colocou. A confiança e a fé são os valores maiores. Concordo plenamente com o que disse Jesus e entendo o tamanho do seu amor por nós.

Conheço inúmeras pessoas sem riquezas materiais e que 'AMO DE PAIXÃO' porque são milionárias de espírito e vida, e me inspiram a ser melhor como humana. São pessoas lindas, solidárias, dignas e que nos fazem querer estar ao lado delas muito tempo e muitas vezes.

Apesar de tudo, só a riqueza espiritual, mesmo bela, é insuficiente para dar dignidade ao ser humano. Não é cabível que a bem-aventurança de Jesus seja mal interpretada, vista como um estímulo à miséria material.

Considerar normal a falta de bens necessários a uma vida decente; apontar as pessoas humildes (não humilhadas) como "escolhidas por Deus" sem dar-lhes oportunidade justa de crescimento social; ofertar "peixes podres" ao invés de incentivar a capacidade individual de desenvolvimento é uma demagogia; é um ato covarde dos que se beneficiam da riqueza espiritual dessas pessoas para acumularem bens que não lhes pertenceriam, de direito.

Faço, frequentemente, a observação de que não entendo a POBREZA, citada por Jesus, como sugestiva de pessoas totalmente desprovidas de bens materiais. Certamente Jesus se referiu aos que, com poucos ou muitos recursos para sobreviverem sem grandes dificuldades financeiras, praticam o amor a Deus, o amor ao próximo e velam por si e pelos demais com respeito.

Não há razão para enaltecer a POBREZA DE ESPÍRITO QUE É RICA DE ATITUDES MESQUINHAS... AS PESSOAS DE ESPÍRITO POBRE...

Independente da quantidade de dinheiro na conta bancária e do poderio econômico que desfrutam, essas pessoas avarentas, invejosas, insensíveis e que praticam o desamor podem ser representantes da verdadeira classificação social de POBREZA.

Dalva da Trindade S. Oliveira

(Dalva Trindade)

28.10.2011