Educação Física segundo Aristóteles

A ginástica é útil, como hoje em dia, à saúde e ao ganho de força. A música para as crianças certamente é importante, assim como a ginástica, pois não se pode direcionar a educação a um só fim.

Os lacedemônios são um exemplo negativo, segundo Aristóteles:

Sabemos também que os próprios lacedemônios, apesar de durante todo o tempo em que perseveraram em seus penosos exercícios haverem sido superiores a todos os outros povos, agora são deixados para trás tanto nas competições atléticas quanto nos embates da guerra; eles não deviam sua superioridade à maneira de exercitar os jovens, e sim ao fato de atacarem, devidamente preparados, adversários que não se preparavam. (ARISTÓTELES, 1985, p. 272).

Entende-se dessa forma, que uma educação direcionada para um só fim, além de não proporcionar legitimidade nesse único fim, ainda não prepara o cidadão para os momentos de paz como no exemplo da militarmente preparada Esparta.

Fonte:

GARCIA, A. B. Aristóteles nos Manuais de História da Educação. 1. edição, São Paulo: Ed. do autor. 2011.

Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 27/12/2011
Código do texto: T3409364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.