Templo Sagrado III

Por: Egídio Garcia Coelho

https://valeencantado.eco.br

TEMPLO SAGRADO III

Vimos nos textos anteriores "TEMPLO SAGRADO I e II", a atuação de uma Inteligência Superior em nosso corpo.

Vencidos os meus maiores dogmas religiosos, passei a aceitar e estudar mais profundamente grandes pensadores e filósofos como: Pitágoras, Confúcio, Sócrates, Platão e outros, além de buscar em diferentes filosofias e religiões a essência do conhecimento que pode vir ao encontro da ideia exposta em nosso título.

Daí surge uma mixagem de entendimentos e com algumas práticas, a compreensão. Assim, juntamos mais dados evidentes para minha convicção de que somos realmente habitantes de um Templo Sagrado.

Gradativamente o quebra-cabeça vai se montando e o entendimento aparecendo.

Com a ajuda do Dr. Joseph Murphy, no seu livro "A Paz Interior", mais um mergulho nas raízes Egípcias (Hórus/Hermes), vimos à manifestação da Santíssima Trindade em nosso corpo, partindo da aceitação de que somos um Templo Sagrado.

Nossa vida, o Dom da Vida em nosso Templo é o Pai, visto que, Deus é vida.

Não pode existir vida sem que no corpo atue a tal Inteligência Superior mencionada nos textos anteriores.

Porém, temos que nos dar conta de que não podemos movimentar nosso corpo, sem que haja antes um pensamento.

Se buscarmos a frase de Jesus: "Ninguém vem (vai) ao Pai senão por Mim" e considerando ainda que Jesus sempre se reportava ao Pai em sua metáfora mostrando a nós uma iniciação viva, temos aí a segunda pessoa da Santíssima Trindade se manifestando em nosso Templo em forma de Pensamento Positivo.

Portanto, se pegarmos os livros de autoajuda e trocarmos as palavras "Pensamento Positivo" por "Jesus Cristo" teremos aí muitos textos bíblicos.

Resumindo, temos até aqui nessa alegoria, o Dom da Vida como o Pai e o Pensamento Positivo como o Filho (Jesus Cristo), faltando ainda o Espírito Santo.

Segundo o Dr. Murphy, podemos através do pensamento nos tornar os maiores otimistas criativos e inteligentes, só que dependentes da Fé.

Qualquer ideia por mais brilhante que possa parecer, precisa antes da realização, passar pela crença. Temos que acreditar fielmente para poder realizar. Então aqui já fica eleita a Fé como sendo à força do Espírito Santo, segundo o Dr. Joseph Murphy.

Vou acrescentar, no entanto, o que encontrei em outras filosofias orientais e escolas esotéricas.

Com relação ao Espírito Santo, reforço o que é bíblico que Ele nos foi presenteado em forma de fogo. Sobre a cabeça de Jesus crucificado a sigla INRI, revela que "o Fogo Renova Completamente a Natureza". (Igni, Natura, Renovatur, Intrega).

Assim, nada seria criado, renovado, transformado sem que o fogo sagrado fosse acionado para fundir a ideia (pensamento) com a ação (movimento), levando então até a realização.

Fecho assim o raciocínio dessa alegoria até aqui, sendo:

O Pai = O Dom da Vida a Inteligência Superior que administra o organismo.

O Filho = Jesus o Cristo em forma de Pensamento Positivo.

O Espírito Santo = Fé inabalável, a crença/fogo capaz de fundir pensamento com ação.

Levando para o campo da metafísica, vamos primeiro expor o que colhemos sobre a pronúncia do verbo.

Uma energia do universo é absorvida pelo nosso corpo através de sensores (chakras) que numa sequência psicológica á transformada em verbo ou um movimento (ação).

Então temos o macrocosmo (Universo=Deus), doando uma energia que é de sua origem, seu fruto, ou seja, filha (o mesmo que filho). Essa energia entra no microcosmo (nosso corpo) através dos chakras e se transforma.

Aqui passa a fazer sentido, a frase "O verbo se fez homem e habitou entre nós".

Reforçando assim, que Jesus o Cristo é mesmo o Pensamento Positivo, já que antes de ser verbo era ainda energia (pensamento).

Podemos mencionar também que muito antes do seu nascimento, havia sido profetizado, constando nas escrituras como verbo (palavra), antes de se materializar.

Os dois textos a seguir tirados do Livro "Os Ensinamentos Secretos de Jesus" de Mark e Elizabeth Prophet da Editora Nova Era, ilustram também um entendimento da Trindade Santa manifestada em nosso Templo.

1) "Você sempre perceberá o Poder, a Sabedoria e o Amor como os eixos do ser humano. Então temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo - o corpo, a alma e a mente.

São os aspectos trinos de Deus manifestados em nós. Você não pode encontrar apenas uma ideia; encontrará essas três ideias expressando-se como a chama trina no interior do seu coração".

2) "A sua chama trina é a centelha divina do potencial criativo de Deus em vocês. É a autoridade que lhes permite atuar como agentes do livre-arbítrio do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A vocês então é dado o poder (do Pai) de criar em seu mundo, a sabedoria (do Filho) para decidir se devem preservar sua criação ou não e o amor (do Espírito Santo) para transformá-la ou transmutá-la pela chama sagrada.

Estas três funções da trindade da Luz em nós estão relacionadas ao modo como os orientais compreendem as Personalidades da Trindade, ou seja, (1) o Criador da criação, (2) o Mantenedor da criação e (3) Destruidor ou Transformador da criação".

Precisamos, portanto valorizar nosso Templo, tendo consciência de que a sua forma física está diretamente relacionada ao nosso talento que se desenvolvido e colocado a serviço da humanidade, nos levará ao verdadeiro propósito da nossa existência.

Muitas são as pessoas que por simples vaidade estão mutilando o seu corpo, querendo compará-lo a outros, moldados naturalmente para diferentes propósitos. Vamos respeitar nossa diversidade, assim como vemos também no reino vegetal, que nos encanta com tanta variedade na beleza das florestas.

A forma mais comum de destruição do nosso Templo é a da alimentação inadequada. Mesmo conhecendo informações básicas essenciais, costumamos dar mais evidência ao prazer do que aos cuidados e o respeito necessário.

Não deveríamos esquecer também de alongamentos e uma boa dosagem de esforços físicos diários, provocando um pouco de transpiração e liberação de hormônios essenciais para que nada fique atrofiado.

Sobre nossos tantos vícios, dispenso comentários, salientando apenas a necessidade de se manter um bom fluxo de oxigênio que é a principal fonte de manutenção da vida.

Sabemos que muito ainda pode ser dito a respeito do título, porém, de nada adiantaria, se não fossemos mergulhar com profundidade em nosso interior, através da reflexão, concentração e meditação para alcançarmos a necessária compreensão.

Louvados sejam todos habitantes do Templo Sagrado...

https://valeencantado.eco.br