Folhas Impressas

Naquela sexta-feira o professor entrou na sala de aula e sentou-se na carteira igual às de seus alunos. Duas fileiras dispostas em círculo. Mais ou menos vinte alunos. Colocou seus dois livros sobre a carteira, mantendo nas mãos algumas folhas de papel impressas.

- Hoje vamos falar de nações. Ou melhor, vou pedir-lhes que leiam rapidamente as perguntas impressas para uma pequena avaliação do que se trata. Essas questões devem ser respondidas em casa e devolvidas a mim na segunda-feira. Nações ou povos, como sabemos, são grupamentos de pessoas vivendo em determinada região geográfica, com características culturais típicas e sob a mesma manifestação lingüística ou, pelo menos, predominante. Alguma dúvida?

- Não, mestre, responderam alguns.

- Então queiram ir distribuindo as folhas para o colega ao lado.

As questões eram as seguintes:

1) Citem algumas nações que têm bombas de toda espécie e as usam contra pessoas.

2) Uma nova ordem mundial deveria ser “baseada na paz e no respeito entre os povos”. Diga em no máximo cinco linhas o que entende disso.

3) A guerra no mundo de hoje manifesta-se não apenas de forma nuclear, mas também midiática. Certas nações esforçam-se no sentido de disseminar a idéia de que outras nações são pobres e atrasadas. Que nações na sua opinião seriam capazes desse procedimento?

4) A ONU é a chamada Organização das Nações Unidas, órgão que agrupa a maioria das nações sobre o planeta. Num grupo de amigos sempre há a preponderância de alguns em relação a outros. Nas decisões da ONU, determinados países podem fazer uso do seu poder de veto. Você acredita que a ONU pode se tornar num apêndice de um ou mais de seus membros com poder de veto? O Conselho de Segurança da ONU pode ser controlado por um ou mais países com poder de veto?

5) Algumas nações querem impedir que outras tenham maior acesso à energia nuclear. Dessa forma desejam conservar o monopólio desse tipo de energia. O que você entende sobre monopólio de energia nuclear?

6) Além das modalidades nuclear e midiática, há nações que guerreiam também por meio de armas químicas e biológicas. Você acha que tais nações podem ter respeito pelos seres humanos?

7) Tendo em vista a exploração das riquezas e recursos naturais de povos mais pobres e menos desenvolvidos, para as nações poderosas não existem pessoas, mas apenas interesses. Você concorda com isso? Diga por que ou porque não.

Imaginando que seus alunos ainda não tivessem terminado a leitura das perguntas, interrompeu o professor:

- Os que desejarem poderão comentar essas perguntas com seus amigos ou em casa ou mesmo dirigirem-se a uma favela e atentar para a reação de seus moradores diante dessas questões. A partir daí poderão reunir elementos para uma eventual complementação de suas respostas.

Mas as perguntas não haviam terminado:

8) A Nova Ordem Mundial é “nova” apenas no que corresponde à adaptação de tradicionais políticas de dominação e exploração de determinadas nações a contingências disfarçadamente alteradas. Procure exemplos dessa afirmativa, se concorda, ou diga por que não concorda.

9) Alguns analistas asseguram que grandes potências apóiam ditaduras em determinadas regiões como forma de assegurar o controle dessas regiões. Você acha que isso acontece, por exemplo, no Oriente Médio? Quem seriam os ditadores e seus apoiadores?

10) Há quem diga que por trás do recente “golpe de estado” no Paraguai, que culminou com a derrubada do presidente Fernando Lugo, pode existir o plano, por parte de uma poderosa nação, de se construir uma base militar na região para o monitoramento do continente sul-americano. Você acha isso um devaneio, um delírio ou uma teoria sem fundamento?

11) É atribuída ao presidente da Coca-Cola a afirmação de que “a água vale mais que o petróleo” e que, nesse sentido, ela deveria ser plena e absolutamente privatizada. Tendo o dinheiro, os lucros, juros e negócios como marcas fundamentais da cultura ocidental, você considera acertado o pensamento do presidente da Coca-Cola?

12) Você acha que vale à pena preocupar-se com os questionamentos dessas folhas impressas ou isso tudo a nada conduz?

Rio, 26/06/2012

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 26/06/2012
Reeditado em 26/10/2012
Código do texto: T3745355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.