Lideranças Carismáticas

Como sabemos, Che Guevara chegou a ser Ministro da Economia do Governo Cubano. Consta de seus dados biográficos que, durante o exercício do cargo, houve uma ocasião em que sua esposa precisou da viatura oficial que o servia para sair ou fazer compras. Guevara não permitiu, sob a alegação de que a viatura devia ser usada apenas a serviço do Ministério.

Lula, faltando três dias para deixar a Presidência, consentiu que a seu filho fosse concedido passaporte diplomático pelo Itamarati. Concessão agora (junho/julho de 2012) cassada pela Justiça, que julgou o procedimento ilegal e imoral. Outros parentes do ex-Presidente brasileiro, também beneficiados com o mesmo tipo de concessão, tiveram que devolver seus passaportes ou acabaram devolvendo-os por iniciativa própria. Provavelmente depois da reação da opinião pública.

Quê semelhança pode haver então entre Guevara e Lula? No tempo das brincadeirinhas de esquerda e direita, um se “dizia” de esquerda. O outro era esquerdista por convicção. Um é ainda carismático no mundo todo, apesar de já falecido. O outro, vivinho e pedindo votos ao Paulo Maluf para o seu candidato a prefeito, é carismático preferencialmente no Brasil, país onde é baixo o nível de politização das pessoas e alto o de analfabetismo.

Rio, 05/07/2012

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 06/07/2012
Reeditado em 06/07/2012
Código do texto: T3762728
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.