INICIATIVA OU PRECIPITAÇÃO?

Uma equipe em fase de planejamento requer diálogo constante. Essa fase pressupõe o famoso cheklist, com informações disseminadas com o calor da satisfação de ter almejado o resultado esperado. Uma pessoa responsável pela comunicação pode dividir todas as informações com a equipe através das reuniões e, hoje, principalmente, através do email, sendo este recurso relevante para o sucesso de inúmeros projetos, processos, eventos e planejamento. Não se iludam: COMUNICAÇÃO É TUDO – o gerenciamento dos processos se dá através da clareza, iniciativa e organização.

Apesar de uma equipe ter a intenção de funcionar de forma coesa, alguns membros podem tomar decisões precipitadas – avançar com os “carros na frente dos bois”. Atitudes precipitadas são responsáveis pela maioria dos erros, sendo esse fator determinante na falência de uma empresa, perda de todo o planejamento ou até o fato de lavrar uma guerra. A precipitação é uma praga. Faz parte da personalidade de quem vive na correria, buscando o que imagina Ser soluções, quando na verdade são correções dos seus erros.

Numa entrevista profissiográfica, reconhecemos esse problema através das seguintes características. Os precipitados são assim:

1. Prometem mais do que cumprem e as pessoas que já o conhecem avaliam seu trabalho com incredulidade, sendo seus projetos carregados de falhas, esquecimento dos detalhes e sentimento de correria.

2. Não leem as informações disseminadas para a equipe através das fontes de informação em grupo que, hoje em dia, podem ser por emails.

3. Acreditam que podem cumprir vários projetos ao mesmo tempo, sendo acometidos da SÍNDROME DA CORRERIA DESORDENADA, não sabendo dizer NÃO e acreditando serem capaz de fazer várias ações, realizar inúmeros projetos e eventos.

4. Atropelam empreendimentos que ainda estão sendo discutidos, demonstrando vantagens por ter tomado decisões, porém sem o aval dos colegas da equipe, pulando fases do planejamento, ignorando o contexto e as particularidades do projeto.

5. Geralmente, estão em situações de chefia, poder ou até barganha, o que lhes garante autonomia para tomar decisões precipitadas.

6. Não conseguem administrar bem o seu tempo, deixando as questões da vida particular em segundo plano, o que repercute em problemas familiares e relacionamentos pessoais incompletos.

7. Trabalham com PRESSA IRREFLETIDA em situações que podem dar certo, porém sobrecarregando a equipe com suas demandas ocasionais, desordenadas e compulsivas.

8. Podem ter problemas de adoecimento mental ligado ao trabalho, como estresse, síndrome de Burnot, ansiedade generalizada, abuso de drogas, insônia, taquicardia, obesidade e até infarto.

9. Gostam de eventos vultuosos que envolvem grande dispêndio de energia, porém a equipe reclama de todas as decisões precipitadas que comprometeram o projeto.

10. Não aceitam opiniões com facilidade.

11. Geralmente, para aqueles que não os conhecem, têm grande Carisma, porém utilizam como forma de CONTROLE SUTIL, conquistando a todos com suas ideias mirabolantes e sem fundamento.

12. Têm LOGORRÉIA, pois falam demasiadamente, misturando os assuntos, repetindo frases e clichês, às vezes, ligados a um fanatismo ideológico, religiosos ou com dramatização emocional.

13. Gostam de desafiar projetos alheios com decisões fantásticas, muitas vezes pautadas num imaginário que nunca sairá do papel.

14. Nunca falam de seus erros, vida pessoal ou pedem desculpas.

15. São extremamente ciumentos com as pessoas que gostam, demonstrando insegurança e dificuldades em aceitar o trabalho em equipe.

16. Não reconhecem, mas tem foco em interesses apenas pessoais.

Caso você tenha algumas dessas características no trabalho, cuidado: PRECIPITAÇÃO NÃO É INICIATIVA. Ao contrário ela compromete a efetividade de um trabalho bem feito que pode ser realizado com calma, principalmente quando se trata de trabalho público, pois ao contrário das empresas particulares, muitos planejamentos não precisam de pressa em competir, lançar produtos ou estar de acordo com a moda do mundo corporativo e capitalista.

A Iniciativa, ao contrário da precipitação, é uma qualidade de empreendedores sensatos e atentos ao talento individual de sua equipe e do melhor gerenciamento da comunicação. Você tem iniciativa quando:

1. Busca soluções para equipe, perguntando a todos o que acham de sua ideia e do seu projeto.

2. Não se apega as ideias com veemência, aceitando correções, opiniões contrárias e abandono dos seus conceitos sem sofrimento mental.

3. Responde corretamente aos prazos, não prometendo o que não pode cumprir, apresentando em pequenas ações resultados acordados em grupo.

4. Divide as informações relevantes com o trabalho com todos os membros da equipe de alguma forma, seja verbal, escrita ou virtual.

5. Utiliza recursos de organização como cheklist, agenda, leituras atuais sobre sua área e capacidade de trabalhar em equipe.

6. Não se envolve com vários projetos ao mesmo tempo, pois defende qualidade ao invés de quantidade.

7. Não atropela fases de um projeto, pois mesmo que tenha capacidade de decidir, pede opinião, discute os riscos e toma iniciativas já esperadas pela equipe.

8. Gosta de administrar bem o tempo, sem esquecer assuntos familiares e de ordem pessoal, como datas de aniversários, compromissos pessoais, sem interferir na qualidade de seus relacionamentos.

9. Ao contrário da precipitação, trabalha em equipe com coesão, sempre buscando facilitar a comunicação e o andamento dos processos de planejamento.

10. Tem menos problemas de saúde emocional ligadas ao trabalho, a não ser quando estão submetidos a equipes ambivalentes e estressoras.

11. Aceita opinião com facilidade.

12. Não alimenta ideias mirabolantes, tendo sempre o “pé no chão”, o que as vezes, levam a confundi-lo com um sujeito pessimista, porém é um grande reconhecedor de riscos.

13. Escuta primeiro ao invés de falar, sempre se policiando na balança: FALA X ESCUTA.

14. Realiza suas tarefas passo a passo, sem desafiar o projeto da equipe, demonstrando a todos a origem, meios e resultados alcançados, sem se apropriar de ideias alheias, inclusive sabendo dividir os méritos.

15. Admitem seus erros, pede novas chances e demonstra capacidade de resolver conflitos ou de assumi-los com responsabilidade e verdade.

16. Não têm ciúmes de pessoas, amigos de trabalho, ou ideias que tenham sido consideradas importantes.

17. A equipe ou pessoas que o conhecem têm grande confiança no seu trabalho.

Máximas da conclusão:

O ativo atua na batalha, o precipitado atrapalha.

Quem tem iniciativa ajuda, o precipitado apenas pensa que exerce a função.

O ativo é diligente, o precipitado intransigente.

O precipitado atua com emoção, o ativo com prontidão.

O ativo é eficaz, o precipitado apenas faz.

O ativo é zeloso, o precipitado nervoso.

O ativo projeta e faz plano, o precipitado é um engano.

Escrevi esse texto baseado em leituras, atendimentos e observações como profissional. Não se trata de nenhum enquadramento de personalidade ou trabalho identificável. Também não foi inspirado em nenhuma pessoa ou situação específica.

Quaisquer identificações com as características citadas serão mero AUTOCONHECIMENTO.

E então? Você trabalha com INICIATIVA OU PRECIPITAÇÃO?

Esse texto também foi inspirado pela leitura dos livros:

Cheklist – Como fazer as coisas benfeitas – Atul Gawande

Tudo sobre etiqueta nos negócios – Mary Mitchell e John Corr.

Gerenciamento de reuniões – Nick Morgan

Gestão de Recursos Humanos - Idalberto Chiavenato.

Síndrome de Peter Pan - Dan Kiley.

Fábio Alvino
Enviado por Fábio Alvino em 03/12/2012
Código do texto: T4017988
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