AMIZADE

Construir uma amizade a partir do zero é fácil. Difícil é mantê-la.

É fácil partilhar nossos problemas uns com os outros, uma vez quebradas as barreiras iniciais. A primeira palavra, o cumprimento, o sorriso, apertos de mãos, beijos, abraços.

Todavia, quando o primeiro contato é estabelecido, e passamos a partilhar nossas vidas, vamos paulatinamente deixando cair às máscaras do bom indivíduo, do bom pai ou mãe, do bom cristão e servo, que se constitui ser humano. O fortalecimento da amizade prossegue através da aceitação do outro, com tudo que acompanha o pacote, ou o contrário, pode haver um rompimento, ou simplesmente, o afastamento. Se fizermos um balanço, durante algum tempo, das amizades que iniciamos e que deixamos simplesmente morrer por inanição, talvez ficássemos surpresos.

Numa roda de pessoas que falam a mesma língua, é fácil abrir-se e deixar vir à tona emoções, situações que em algum momento, machucaram e deixaram mágoas, e outros sentimentos, igualmente importantes forem, mas vale uma advertência. Não abrir-se demasiado, porque nunca teremos 100% de aceitação ou rejeição, mas o prejuízo pode ser acentuado, tendo como base o desdobramento de ver sua vida espalhada, sem parcimônia, causando dor e sofrimento aos envolvidos.

É melhor usar os serviços dos profissionais e do gabinete pastoral. O primeiro é pago para isto, é sua profissão e o sigilo também. No segundo, durante o aconselhamento, o sigilo é parte integrante, pois tanto um quanto outro, pode ser processado por falta de ética e o primeiro pode ter seu registro caçado no conselho de ética do CFP.

Vale salientar quão bom é poder partilhar uns com os outros nosso cotidiano, e verificar que não nossos problemas são comuns a todos, e partilhar pode trazer alivio e até cura. O texto sagrado diz: “como é bom e suave que os irmãos vivam em união”. E, o poder terapêutico que a comunidade de fé pode proporcionar aos indivíduos, não tem preço.

Por outro lado, esse partilhar torna-nos humanos, por vermos como ser seres imperfeitos, interagindo com seres imperfeitos, nossas imperfeições, com possibilidade real de mudar seu entorno e promover cura e mudança interior para melhor.

Não é fácil manter e interagir, porque o envolvimento é uma realidade, e poucos estão preparados para tal empreitada.