SARA KHALI – e o Segredo de Maria Madalena

Sara Khali seria uma herdeira benjamita destinado a manter uma linhagem sagrada? Se esta teoria estiver correta, a criança realmente nasceu no Egito. O Egito foi o lugar tradicional de asilo para os judeus cuja segurança estava ameaçada em Israel, Alexandria foi facilmente alcançada à partir de Judéia e continha bem estabelecidas comunidades judaicas da época de Jesus. Com toda a probabilidade, o refúgio de emergência de Maria Madalena e José de Arimatéia foi o Egito. E, mais tarde - anos mais tarde - eles deixaram Alexandria e procuraram um refúgio ainda mais seguro na costa da França.

Estudiosos de arqueologia e linguística descobriram que nomes de lugares e lendas de uma área contêm "fósseis imateriais" do passado remoto sobre esta diáspora. A verdade pode ser embelezada por mudanças, e as histórias podem sofrer resumo com os anos de dizer, mas os traços da verdade permanecem em forma fóssil imaterial, enterrado nos nomes de pessoas e lugares.

Na cidade de Les Saintes-Maries-de-la-Mer, (As Santas Marias do Mar) na França, há um festival a cada 23-25 maio em um santuário em honra de Santa Sara, a egípcia, também chamada de Sara Khali, a "Rainha ou Princesa Negra". Exame minucioso revela que este festival, que teve origem na Idade Média, é em homenagem a uma criança "egípcia" que acompanhava Maria Madalena, os irmãos Maria, Marta e Lázaro, de chegar com eles em um pequeno barco que desembarcou neste local em cerca de 42 d.C. As pessoas parecem ter assumido que a criança, sendo "egípcia", tinha pele escura e, por interpolação ainda, que ela deve ter sido o serva da família de Betânia, uma vez que nenhuma outra explicação razoável poderia ser encontrado por sua presença.

O nome de Sarah significa "rainha" ou "princesa" em hebraico. Esta Sarah é ainda caracterizada nas lendas locais como "jovem", não mais do que uma criança. Portanto, temos, em uma pequena cidade litorânea na França, um festival anual em honra de uma jovem menina, de pele escura, chamada Sarah. O fóssil nesta lenda é que a criança é chamada de "princesa" em hebraico. Segundo este mito, Sara seria filha de Jesus, nascida depois da fuga de Maria para a Alexandria e teria cerca de 12 anos de idade na época da viagem para a Gália.

Ela, assim como os príncipes da linhagem de Davi, é simbolicamente negra, "não reconhecido nas ruas" (Lamentações 4:08). A Madalena seria então o "Sangraal", no sentido de que ela era a "cálice", ou navio, que, uma vez realizada a linhagem real no útero se tornaria a detentora do Sang = Sangue – Raal = Real.

A escuridão simbólica da “Noiva” no Cânticos dos Cânticos e os príncipes davídicos de Lamentações se estende à essa Maria escondida e sua filha. Parece que o festival da Princesa Preta, Sara Khali, é em homenagem a esta mesma criança simbolicamente negra. É provável que aqueles que em séculos posteriores que conhecia essa lenda e a identidade de Madalena como esposa de Jesus igualou-a com a noiva preta de Cânticos dos Cânticos. Ela era a “Irmã Noiva e do Amado”. Sua "negritude" teria sido simbólica de seu estado oculto, ela era a rainha desconhecida – “não reconhecida, repudiada”, e difamada pela Igreja através dos séculos, em uma tentativa de negar a linhagem legítima e manter suas próprias doutrinas da divindade e celibato de Jesus. Talvez por esta razão a Igreja na festa de maior anual faça questão de trazer os andores das três Marias à frente, posto que numa outra versão entre os navegantes se encontravam Salomé e Maria Jacobina, irmãs da Maria Mãe de Jesus, por isto as “Três Marias”. E somente atrás as relíquias e a imagem de Sara. Esta sim rodeada de fiéis e peregrinos ciganos de todas as partes do mundo. A única não canonizada pela Igreja e a com maior número de fiéis emocionados e agradecidos.

Fósseis de verdade permanecem enterrados em nossos símbolos, nossos nomes próprios de pessoas e lugares, nossos rituais e contos populares. Isto entendido é plausível que a fuga para o Egito foi tomada pelo “outro José”, o José de Arimatéia, e "outra Maria", Maria Madalena, para proteger o feto de Jesus dos Romanos e os filhos de Herodes depois a crucificação. As discrepâncias na história e o conflito de gerações, óbvio, pode facilmente ser entendidos à luz do perigo para a linhagem - que exigia o máximo sigilo quanto ao seu paradeiro - e à luz do que o tempo decorrido antes que a história se comprometeu a escrever. Este parece ser mais um caso de um mito que está sendo formado, porque a verdade era muito perigosa para ser contada.

Em resumo, os dois refugiados reais de Israel, mãe e filha, logicamente pode ser representado na arte europeia no início como uma mãe de pele escura e da criança, as ocultas. As Madonas Negras dos santuários do início da Europa (séculos V e XII) poderia, então, ter sido venerada como um símbolo desta outra Maria e seu filho, o Sangraal, que José de Arimatéia trouxe em segurança até a costa da França. O símbolo para um homem da casa real de Davi seria um florescimento pessoal ou brotamento, mas o símbolo de uma mulher seria o cálice - um copo ou recipiente contendo o sangue real de Jesus. E é exatamente isso que o Santo Graal é dito ter sido!

A imagem de Jesus que surge em nossa história é a de um líder carismático que encarna o papel de profeta, curandeiro e Rei-Messias, um líder que foi executado pelo Exército Romano de Ocupação e cuja esposa e linhagem foram secretamente levados de Israel por seus amigos leais e transplantadas na Europa Ocidental para aguardar a plenitude do tempo e a culminação da profecia. Os amigos de Jesus, que acreditavam tão fervorosamente que ele era o Messias, o Ungido de Deus, teria percebido a preservação de sua família como um dever sagrado. O navio, o cálice que encarna as promessas do Milênio, o "Sangraal" da lenda medieval, era então Maria Madalena.

Sob as condições da ocupação Romana de Israel, a Sagrada Família teria sido mantida em segredo e protegida a todo custo pela facção monarquista na Palestina. Parece óbvio que após a crucificação de Jesus, Maria Madalena não estava mais em Jerusalém. Não há menção de Maria, Marta, Lázaro ou no Livro de Atos ou nas cartas de Paulo. Em qualquer caso, é pouco provável que Maria nunca foi identificada como a viúva de Jesus. O perigo seria muito grande. Parece mais provável que estes amigos especiais de Jesus não faziam mais parte da comunidade em Jerusalém no tempo cartas de Paulo foram escritas (CE 51-63 d.C), mas a sua partida é inexplicável. Se eles tivessem sido parte dessa comunidade após a ascensão de Jesus, seus nomes deveriam ter sido mencionados nas obras posteriores do Novo Testamento que foram declarados canônicos.

Em vez disso, pós-Ascensão referências a Maria Madalena vai ocorrer somente nos Evangelhos Gnósticos (dos quais antigos pergaminhos coptas foram encontrados em Nag Hammadi, em 1945 e em outros locais no Egito), textos que confirmam que Maria Madalena era uma companheira íntima de Jesus. O Evangelho de Filipe diz: "Havia três que andou com o Senhor em todos os tempos: Maria, sua mãe, sua irmã e Madalena, o que é chamada de sua companheira" Maria Madalena é descrita no evangelho gnóstico encontrado em Nag Hammadi como tendo despertado o ciúme dos apóstolos, porque ela era a companheira perto ou "consorte" do Senhor, que muitas vezes a beijou-a na boca.

O que dizer sobre a lenda da família de refugiados santos? As Escrituras, naturalmente, no Evangelho de Mateus, relata que a "Sagrada Família" fugiram para o Egito para evitar ter seu filho assassinado pelo rei Herodes, que estava preocupado com a sua pretensão ao trono de Israel. A José, "o marido de Maria," foi dito em um sonho para “tomar Maria e Jesus e fugir para o Egito (Mt 2:13). A crença generalizada de muitos estudiosos bíblicos modernos é que isto é uma "mitologia" usada pelo autor do Evangelho de Mateus para cumprir a palavra do profeta: "Do Egito chamei meu filho" (Oséias ll).

O "fóssil de verdade" nesta história é a forte tradição de perigo para a linhagem real de Judá. Um evangelho apócrifo é a fonte da tradição que a equipe de São José brotou como um sinal de Deus de que ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e pai terreno de seu filho. Mas a "equipe de floração", que é mostrada na mão de São José, em católicos igrejas em todo o mundo, também serve para nos lembrar que José era o guardião da "broto", entende-se o próprio Jesus baseado na profecia de Isaías: "Um broto deve brotar do tronco de Jessé, e das suas raízes um broto florescerá"(Isaías ll: 1).

Mas a tradição derivada de uma antiga lenda francesa da costa do Mediterrâneo nos diz que um outro José, José de Arimatéia, foi o guardião da "Sangraal" e que a criança estava no barco egípcio, que significa literalmente "nascido no Egito". Parece provável que após a crucificação de Jesus, Maria Madalena achou necessário fugir para o bem de seu futuro filho para o próximo refúgio. O amigo influente de Jesus, José de Arimatéia, poderia muito bem ter sido o seu protetor.