A capa do livro: já parou para pensar?

Não é de hoje que nos deparamos com uma imensa variedade de tipos de livros. Quando vamos a uma livraria ou, especialmente, em uma biblioteca, percebemos que essa variedade ajuda na organização e distribuição por tamanho, ilustrações, artigos para colorir etc.

Por este motivo, percebemos que o aspecto visual do livro se torna uma importante ferramenta para que possamos entender como ocorre a confecção deste objeto que usa a imagem para veicular informações aos seus leitores. É neste sentido que proponho uma reflexão sobre a capa do livro como primeiro contato antes de sua leitura.

Desde a invenção do livro, uma variabilidade de desenhos, cores, formas, tamanhos e texturas foram usados com o objetivo de prender a atenção do leitor. Com o passar do tempo, as técnicas de elaboração do livro se tornaram mais sofisticadas e as ilustrações, como não poderiam deixar de ser, são incluídas nestas transformações.

É impossível não pensar em ilustrações quando falamos em Literatura Infantil. Como um primeiro contato, a capa do livro infantil mostra informações que somente serão compreendidas após a leitura do texto.

Com certeza a expressão triste de um personagem já nos deixou intrigado sobre a sua condição na história ou as labaredas que saem da boca de um dragão já nos causaram medo e curiosidade para a leitura do livro. A imagem transmite sentidos e, dessa forma, já nos adianta como será a historia. Mesmo que não lêssemos o título de um livro, já sabemos que uma menina com uma cesta de doces na mão e uma capinha vermelha já nos mostra que se trata de Chapeuzinho Vermelho, conto clássico dos Irmãos Grimm.

É claro que, com o passar do tempo, várias foram as formas de se ter contato com o livro. Podemos pensar em uma possível evolução deste processo que começou com a ilustração tradicional que agregou volume e perspectiva através do livro pop-up, em que as ilustrações saltam aos nossos olhos e nos fazem mergulhar na historia. Com o auxílio da tecnologia, a mídia digital também auxilia no desenvolvimento de inúmeros aplicativos que podem ser baixados e nos auxiliam na leitura do e-book como os tablets que adicionam som e movimento ao texto literário, colocando mais emoção na leitura.

Portanto, reconhemos, através de uma singelo olhar para o livro, seja ele infantil ou não, que a imagem pode dizer aquilo que palavras ainda não seriam o suficiente.

Ivan Reis
Enviado por Ivan Reis em 21/01/2014
Código do texto: T4659277
Classificação de conteúdo: seguro