O PENAMENTO E A FILOSOFIA - ENSAIO
           Entende-se que filosofia e pensamento são habitantes da mesma morada. No entanto, sabe-se que a filosofia grega é a filosofia matriz. Destaca-se Aristóteles como o filósofo que mais influenciou o pensamento filosófico e científico da Europa.
        Hoje a anatomia mostra que no cérebro está o Neocórtex, responsável por todos os pensamentos. Isso denota a importância do aspecto filosófico, quando Descartes formulou seu Cogito Cartesiano: “Penso, logo existo”. O voo do pensamento precede a ação. A ciência explica o fenômeno da telepatia, confirmando a possibilidade da “ação da alma sobre a alma”. Segundo alguns autores, os pensamentos produzem formas e imagens. - Será que existe pensamento sem antes aparecer a imagem? (o grifo é nosso) Faz-se mister discipliná-los e imprimir um fim nobre e digno. O ser humano pode, através do pensamento, construir o edifício de sua vida. Percebe-se que o pensamento atua ao redor do homem, influenciando seus semelhantes para o bem ou para o mal. A responsabilidade ética e o desejo de trilhar o caminho do bem e da justiça diferencia o comportamento humano.
       Aristóteles distingue cinco modos através dos quais o homem pode chegar à verdade das coisas – “a arte”, o conhecimento científico, a sabedoria prática, a sabedoria filosófica, a razão intuitiva.  Para ele a apreensão dos primeiros princípios, para a formação dos juízos é resultado de uma atividade direta da função cognitiva, logo, de certa “intuição”. A física de Aristóteles tem como objeto os seres naturais, porque se modificam. Além dos animais e das plantas, inclui Terra, ar, fogo e água.
        A reflexão sobre a alma determinou uma classificação relevante; a alma “nutritiva” nas plantas, a “sensitiva” que coexiste com a nutritiva, nos animais e a “racional”, nos seres humanos, coexistindo com as precedentes. Algumas teorias influenciaram outros pensadores como Newton, Hussel e Bérgson.
        O pensamento aristotélico quer da ciência uma verdade, sem sacrificar em nenhum momento, o concreto e o ambiente. O grande estagirista explorou o mundo do pensamento em todas as suas direções. A obra de Aristóteles é muito vasta, visto que a edição de 1831, publicada pela Academia Real da Prússia representa apenas a quarta parte. Essa obra
abrange diferentes ramos do conhecimento humano, destacando-se: lógica (a arte de orientar o pensamento nas várias direções), física, biologia, metafísica, moral, política, psicologia, ética, poesia, retórica.  A Poética de Aristóteles exerceu profunda influência sobre a literatura e a crítica literária. A obra-prima de Aristóteles é a Metafísica, onde é colocado o problema do SER, trata da causa primeira da existência do mundo, bem como do fato fundamental da consciência. Trabalhou em pesquisas biológicas sem abandonar os estudos no campo da lógica. Participou da Academia de Platão durante vinte anos, onde era considerado o “Nous” – a inteligência da Academia. Fundou sua escola – o Liceu e o dirigiu ao longo de doze anos. Os cursos eram desenvolvidos andando.  Passeios durante a manhã e à tarde, nas alamedas, pois segundo Aristóteles, passear ativa o pensamento. Eram os peripatéticos.
        Aristóteles tornou-se um pensador original e independente. Sua contribuição à lógica foi tal que o filósofo alemão Emanuel Kant disse que depois de Aristóteles a “lógica tornou-se uma ciência completa e terminada”. Seu objeto, o pensamento humano, tanto no campo científico como na vida cotidiana. O “Pai da Lógica” soube evitar os excessos do “logicismo”, pois tinha convicção de que o pensamento discursivo não representa o todo do processo cognitivo. 
        Pascal oferece uma importante contribuição quando diz: “o homem é um vime, o mais fraco da natureza, mas um vime pensante”.
        Sobre a Política, Aristóteles afirma: “todo o homem é um animal político”. O homem é um ser social... Ele diz que a única diferença entre as sociedades boas ou más é a realização da justiça. Se o fim último do homem é a felicidade, torna-se importante orientar o pensamento para que ela ocorra. Uma das qualidades da vida é estar em constante processo de mudança. Para isso tem-se presente o PENSAMENTO.
 
Bibliografia:
 DESPOTOPOULOS, Constantin.  Aristóteles: Arquiteto do pensamento moderno. 1977.
  In: O correio da UNESCO, pág. 31-33.  Apontamentos de: Izabel Eri Camargo.
 
 
 
 
 
 
 
 
Izabel Camargo
Enviado por Izabel Camargo em 25/01/2014
Reeditado em 25/01/2014
Código do texto: T4663626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.