O Marégrafo de Torres

No local conhecido como “Furninha” (ao lado da Furna do Diamante), na porção oriental da Torre do Meio (Morro das Furnas) encontra-se um sítio histórico, o Marégrafo de Torres. O Marégrafo conhecido como Datum de Torres foi o primeiro Datum Altimétrico do Brasil e tinha registros entre os anos 1919 e 1920. A Comissão da Carta Geral do Brasil estava estabelecendo uma rede altimétrica, medindo as distâncias da costa atlântica e as altitudes em território brasileiro. Em 1958, o Datum de Torres foi substituído pelo Datum de Imbituba, que contava com nove anos de observações (1949-1957). Com a suspensão dos serviços do marégrafo, a estrutura de madeira foi apodrecendo. A evidência material que ainda resistiu ao tempo, foram os engates que apoiavam a base da casinha do marégrafo em ambos os lados da Furninha.

O que desperta fascínio neste sítio encontra-se no interior desta furna onde se localizava o marégrafo. No lado direito de quem entra na furna, existe um painel com inscrições históricas. Na parede de basalto, foram encontrados muitos nomes inscritos. Em constatação pessoal, pude perceber nomes que acompanhavam a data da inscrição. No registro desta prática do eu estive aqui, identifica-se no painel, os nomes legíveis mais antigos pertencentes à Deoclécio Godinho Porto (1- 4- 1917) e Walter Robenhond (16- 2 - 1918) – registros entalhados com técnicas de picoteamento, inclusive com refinada letra cursiva no caso do último nome citado - , datas que coincidem com as primeiras décadas do século XX. Neste mesmo painel, existem outros nomes e datas de décadas posteriores. Em alguns lugares específicos das falésias localizam-se registros que datam do início do século XX, período de introdução do turismo em Torres. Inscrições antigas foram evidenciadas na escadaria da Furninha, na base rochosa entre as furnas (Furna do Diamante e Furninha) e na Guarita comprovando o usufruto do território e a circulação de pessoas nos exóticos recantos das falésias.

Publicado no Jornal Litoral Norte RS

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 21/04/2014
Código do texto: T4777813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.