Minha História começa com o que é Nosso!

Dentre cinco mil projetos aprovados à nível nacional, a cidade de Torres teve quatro escolas contempladas com o Programa Mais Cultura nas Escolas em 2014. A Escola Municipal Santa Rita foi uma das contempladas, com o Projeto: Minha História começa com o que é Nosso! Do reconhecimento à preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Torres/RS sob a minha coordenação no eixo Educação Patrimonial e Museal. As atividades propostas visam a apropriação de conhecimento centrada no Patrimônio Cultural local e regional envolvendo os educandos do 5° ano e 7° ano B do ensino fundamental. Nossas oficinas propunham atividades de pesquisa sobre a História do Bairro Faxinal e entrevista com antigos moradores da localidade, a visitação in locus em sítios de valor histórico e espaços de memórias, como a caminhada orientada pelo Centro Histórico e Museus de Torres, Santo Antônio da Patrulha, Osório e Porto Alegre. A culminância do projeto será a elaboração de uma cartilha sobre o Patrimônio Cultural de Torres/RS, a História do Bairro Faxinal e os 60 anos da Escola Santa Rita como uma contribuição de relevância social para a comunidade torrense. Como material didático foi elaborado uma apostila com atividades pedagógicas de interação com os bens culturais para cada viagem de estudos.

Realizamos nossa primeira Viagem de Estudos no dia 19 de setembro de 2014 com destino à Capital Gaúcha Porto Alegre. Tivemos como objetivo visitar o Centro Histórico, a Usina do Gasômetro, Parque Harmonia (Semana Farroupilha), Linha Turística (Roteiro Zona Sul) e os Museus MARGS e Júlio de Castilhos. Nossa segunda viagem ocorreu no dia 31 de outubro de 2014 com destino à Santo Antônio da Patrulha e Osório e fomos no Centro Histórico, Fonte Imperial, Biblioteca e Sala Açoriana e Museus de Santo Antônio da Patrulha, o Parque Eólico, Morro da Borússia, Praças e Museus de Osório. No dia 27 de novembro de 2014 com destino ao Centro Histórico de Torres, Museu Histórico de Torres e Parque José Lutzenberger (Parque da Guarita). Os estudantes ficaram fascinados em conhecer os vestígios do Porto Marítimo de Torres (1890) na praia da Guarita e problematizaram com certo sentimento de tristeza, preocupação e indignação: Porque o Centro Histórico da nossa cidade é o menos preservado? Porque só aqui tem prédio invadindo o espaço dos casarios centenários? Onde estão nossos monumentos históricos? Cadê as Leis que protegem o patrimônio? Quero visitar um museu decente na terra em que eu nasci!

Por meio de atividades pedagógicas centradas nos elementos do patrimônio cultural, os estudantes criam uma nova interpretação da realidade valorizando os espaços de memórias, sítios de valor histórico e arqueológico, o patrimônio imaterial, a história do bairro, fortalecendo os vínculos de identidade e pertencimento. Assistam no Youtube (Canal Leo Gedeon), os vídeos das nossas viagens culturais!

Publicado no Jornal Litoral Norte RS

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 27/12/2014
Código do texto: T5082170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.