Um encontro histórico para DEFENDER nossas heranças culturais

Durante algum tempo, fiquei refletindo sobre algumas ações emergenciais que deveriam ser tomadas para salvaguardar o patrimônio edificado do Centro Histórico. Uma das alternativas seria organizar uma reunião representativa com as entidades, órgãos fiscalizadores e pessoas interessadas em alinhavar ações e encaminhamentos em prol da preservação dos remanescentes históricos. Entre encontros e desencontros, envio e reenvio de e-mails e alteração de datas, conseguimos efetivar nossa reunião no prédio histórico da prefeitura no último dia 26 de setembro. O debate tornou-se de suma importância para se pensar o futuro dos remanescentes do passado, os bens culturais no município de Torres.

A reunião contou com a presença do vice- prefeito Ildelfonso Brocca, secretaria de Cultura e do Esporte Clarice Brovedan, secretario de Planejamento e Participação Cidadã Carlos Cechin, a ativista cultural Maria do Carmo Conforti representando a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o arquiteto Paulo Guerra, Cristiano Alves presidente do COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural), o historiador Rafael Frizzo, a diretora de Cultura Débora Fernandes, a vereadora Lú, a professora Leonila representando a ONG Onda Verde, Jorge Luís Stocker Jr delegado da região do Vale dos Sinos da DEFENDER, Telmo Padilha presidente da DEFENDER (Defesa Civil do Patrimônio Histórico), Mirian Sartori Rodrigues diretora do IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), além de assessores e servidores públicos. Por email, Lara Lutzenberger presidente da Fundação Gaia e filha do ambientalista José Lutzenberger, colocou-se a disposição em colaborar com a proposta de proteção ao Patrimônio Cultural.

Todos os convidados foram acomodados no gabinete do vice prefeito de maneira desconfortável em um círculo improvisado de cadeiras e entre as ponderações dos participantes ouvia-se toques de celulares e conversas paralelas que impediam o bom andamento da reunião. Será que isso é o reflexo da atenção que damos a um assunto tão importante?

O primeiro embate surge com a posição autoritária e equivocada do vice prefeito que insistia em salientar a relação entre a preservação do Centro Histórico com o “congelamento” do desenvolvimento econômico, demonstrando absoluto despreparo na compreensão do tema em pauta. A diretora do IPHAE apresentou os estudos de delimitação do Centro Histórico e encaminhou a intenção de convênio com o município para realizar o inventário e registro dos bens culturais, assim como orientar a elaboração de uma Lei específica para a proteção do patrimônio histórico e cultural. O presidente da DEFENDER, colocou a entidade à disposição para colaborar com a municipalidade e me apresentou oficialmente como Delegado Regional do Litoral Norte. Com todos os desafios e possibilidades, o saldo positivo se traduz com o Patrimônio Cultural no alvo dos debates e o encantamento por conhecer pessoas engajadas na defesa e perpetuação de nossas heranças históricas e do meio ambiente, orientando suas vidas e carreiras profissionais para tal militância. Para os interessados, visitem www.defender.org e conheça nossos princípios e bandeiras de lutas.

Publicado no Jornal Litoral Norte e no site da DEFENDER - Defesa Civil do Patrimônio Histórico (www.defender.org.br)

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 06/02/2015
Código do texto: T5127846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.