Os Direitos Humanos na Tela

O Cineclube Torres/RS está promovendo no final do mês de março, entre os dias 23 e 29, a primeira edição da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul com a exibição de obras cinematográficas que abordam as questões referentes as diversas demandas sociopolítico e culturais que envolvem a efetiva reflexão e compreensão da importância da Declaração dos Direitos Humanos nos dias atuais. Estamos imersos num contexto de banalização e repúdio aos artigos que compõe tal declaração internacional, paralelo a institucionalização dos seus preceitos na elaboração das políticas públicas e na defesa dos movimentos sociais e populações marginalizadas. Há 3 anos os cineclubistas de Torres se organizam para as sessões nas segundas- feira às 20 horas no Centro Municipal de Cultura. Um dos princípios básicos dessa associação é a democratização do acesso e apreciação das produções audiovisuais que fogem ao monopólio da indústria cinematográfica convencional. Muitos temas são abordados mensalmente por ciclos ou sessões livres, privilegiando filmes latino-americanos, outros vinculados as questões ambientais e de gênero ou sobre a História do Brasil, a exemplo de filmes que retratam o período do Regime militar, entre outros aspectos significativos para a construção de uma reflexão crítica sobre o passado e o presente, os dilemas da vida e da sociedade.

Em 2014 a mostra circulou pelas capitais brasileiras e neste ano a proposta foi a ampliação do projeto que se estendeu para todo o país com a participação das bibliotecas, pontos de cultura, associações e outros agentes culturais. Os locais de exibição serão o fomento para o debate, palestras e workshops sobre os Direitos Humanos e suas implicações na sociedade brasileira, transcendendo a forma simplista como é abordado pela mídia e veiculado pelo senso comum. No cenário nacional, a cidade de Torres/RS será privilegiada com a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul valorizando um tema pertinente a nossa realidade com produções cinematográficas de qualidade que auxiliam na construção e formação da nossa cidadania e de uma nova democracia. Com satisfação enalteço a inciativa do Cineclube Torres/RS por empreender ações no sentido de propagar a urgência do Tratado dos Direitos Humanos Universais, elaborado no período pós- segunda guerra (1948) diante dos horrores e atrocidades dos conflitos armados e que se estendem na atualidade. Na declaração, aparece o termo “família humana” apontando para o caminho da Cidadania Planetária e salienta “e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. No artigo I há uma afirmação enfática e que nos interessa para refletir e guardar em nossos corações e mentes: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

Em sites de pesquisa podemos ter acesso com facilidade aos 30 artigos que compõe a Declaração dos Direitos Humanos (sugiro o acesso em: http://www.dudh.org.br/declaracao/). Estude-os e utilize na reivindicação por uma sociedade mais justa e igualitária, livre de qualquer forma de opressão, violência e discriminação.

Confira a programação, divulgue e agende sua participação. Para maiores informações acesse: www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2014/.

Publicado no Jornal Litoral Norte RS.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 11/03/2015
Código do texto: T5166228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.