AMIZADES EROTIZADAS

Amizades entre gêneros opostos têm sempre um quê de sensualidade. É um quê que na maioria das vezes não avança, porque a natureza da relação já se arraigou tanto, a ponto de não caber outro contexto. Se o contexto de amizade for violado, logo depois não haverá mais nada. Amizade, amor nem paixão. Talvez rancor, pela consciência da perda causada com a troca de relacionamento. Às vezes, pela forçação infrutífera de um dos lados. Isto equivale a dizer que amizade é eterna. Relação amorosa, especificamente, não. Por isso, trocar aquela por esta pode ser o que chamam comprar gato por lebre.

Mas algumas relações desta natureza crescem tanto e ficam tão profundas, mesmo não se tornando paixão nem amor, considerando o sentido específico da palavra, que não dá para mantê-las, cruamente, no exato nível das grandes amizades. Tampouco para transformá-las em romances. Quando isso ocorre, a única saída é deixar a natureza cumprir o seu papel improvisador, e não fugir da erotização do laço. Inicia-se, nesse patamar, o que há tempos classifico de amizade erotizada. Muito mais do que íntimas, as amizades erotizadas têm o poder de preservar o que já existe, sem que nenhum sentimento seja confundido nem haja traição, considerando que, na maioria das vezes, ambos ou pelo menos um dos lados já vive uma relação especificamente amorosa. Um compromisso.

Nas amizades erotizadas, a fantasia é permitida em palavras afetuosas, gestos e afagos um pouco mais apimentados e até exposições incomuns; porém, sem a relação sexual; o beijo apaixonado; o compromisso e o sentimento de posse que posteriormente poriam tudo a perder com cismas, cobranças, ciúmes, e o rompimento definitivo. Terminal de sentimentos irremediavelmente negativos.

Por isso nunca transforme em romance uma grande amizade. Quase nunca dá certo. O quase é para não me chamarem de radical. Prefira erotizar o relacionamento, para não correr o risco de perder, de uma vez por todas, uma pessoa especial em sua vida. O romance durável costuma ser aquele que já nasce romance ou se torna paixão, amor futuramente conjugal, sem passar pela grande amizade. Se você conhece casos que deram certo, em definitivo, fora desse contexto, esteja certo: conhece as exceções disponíveis à sua volta.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 27/10/2015
Código do texto: T5429001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.