Ciúmes

Homens doentes, mentes tortuosas, corações dilacerados.

Interpreto assim as reações de ciúmes.

O ciumento perde completamente a leveza, a sensibilidade e a empatia com o mundo e as pessoas que nele habitam.

O ciúme, como quase todo o sentimento negativo, é resultado do medo de perder o parceiro sexual ou de perder o privilégio da exclusividade.

É o medo do não ser por que se reconhece no olhar do outro.

Portanto, uma perda total de identidade.

O ciúme é resultado da busca de reconhecimento daquilo que se deseja ser.

É o medo do não reconhecimento.

Estudo sobre o tema.

Não quero tratar a questão de forma absolutamente racional, mas também não é possível deixar de questionar alguns casos.

Não pretendo também classificar tipos de ciúmes.

Ciúme é sentimento sim, mas não apenas.

É doença e mata o amor.

É a negação da liberdade do outro e de si próprio.

O ciumento sofre muito, torna-se agressivo, fica louco, sente-se fraco, incoerente e teme a perda do parceiro.

O ciumento tem um modo distorcido de vivenciar o amor e experimenta emoções diversas: ansiedade, vergonha, raiva, insegurança, culpa e desejo de vingança.

Admitir o ciúme é ter a chance de reflexão, é a recuperação da identidade pessoal.

Por isso:

Não deixe que seu amor decline!

Não encha de veneno sua relação!

Respeite!

Ame!

Deixe livre seu amor!