QUEM SEMPRE FOI HONESTO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Qual a diferença em tentar dar um "jeitinho" com o guarda para que ele não aplique a multa ou desviar milhões da Petrobras? Qual a diferença em receber um troco a mais e ficar quieto ou empregar toda família no próprio gabinete? Qual a diferença entre "colar" na prova do colega ou superfaturar a merenda escolar? São exemplos diametralmente opostos, mas que estão visceralmente presentes no nosso cotidiano. As pequenas falcatruas inocentes, despretensiosas, em grandes consequências são o gérmen que farão brotar mais pra frente os grandes golpes, aquelas "sacadas" de mestre que colocarão em alguns bolsos milhões de reais. Elas estão no DNA da nossa sociedade, numa virulenta e infatigável vigília. Na sua hora, virão à tona com fôlego de Golias e devastarão todos os princípios do que é correto, do que é digno, do que é bom pra todo mundo.O resultado é o que vemos - e que certamente são a ponta de um iceberg escabroso. Tudo isso é produto do mesmo ventre que gerou cada um de nós, por mais que teimarmos que não temos nada a ver com isso.

------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 27/02/2016
Reeditado em 27/02/2016
Código do texto: T5556810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.