Abrem-se as Novas Dimensões Torráqueas em meio a Golpe e Balões

Um esfera escaldante pairava sobre a nação brasileira no domingo de votação na Câmara dos Deputados pela continuidade do processo de impedimento do governo de Dilma Roussef. Um calor infernal açoitava a população como uma das cenas do Apocalipse Bíblico enquanto deputados falavam em nome de Deus, da Pátria e da Família como bastiões da Justiça, da Ética e da Verdade. Testemunhos da História Política, da imbecilidade e estupidez dos parlamentares desvelando as fragilidades da Democracia Representativa. Cada discurso era um soco no estômago do eleitorado, cusparada, menção a torturadores, pastores, ruralistas e algumas obviedades: corruptos e corruptores julgando supostos casos de corrupção e uma arquitetada conjuntura midiática em apoio a um Golpe de Estado denunciado há tempos pela imprensa internacional, intelectuais, sociólogos, juristas e cientistas políticos. Está posto as ruínas da estrutura politico – administrativa do Brasil que exigem sua superação com o enxugamento dos cargos públicos na esfera federal e dos privilégios dos políticos. Os trabalhadores devem almejar o poder e organizar suas entidades para o cenário de luta que está por vir. Como historiador mantive minha atenção nesse processo, aliás, extremamente didático para compreendermos as mazelas da “República de Bananas”. Um momento histórico!

Estava imerso num clima tenso e uma atmosfera opressora até vislumbrar a anunciação dos novos Portais e Dimensões Torráqueas para romper com as agruras e descaminhos dos últimos dias. Procurando perspectivas de vanguarda para os pontos turísticos tradicionais e os cartões postais, em parceria com o renomado artista Jorge Herrmann foi elaborado “Os Portais de Torres” – Quando a Arte encontra a História nas veredas da Natureza – no intuito de sensibilizar as pessoas para a efetiva preservação de suas referências históricas, culturais e naturais. Esta publicação faz parte de um projeto com dez fascículos a serem produzidos nos próximos cinco anos explorando a linguagem artística e olhar comprometido das ilustrações de Jorge H. com os apontamentos de minha autoria. Um projeto intuitivo que surgiu lentamente e totalmente descompromissado que foi tomando forma e robustez durante a caminhada. Jorge tornou-se um ávido companheiro de jornada compartilhando suas experiências, vivências e talentos admiráveis. Inclusive fui agraciado pela homenagem na 13° Crônicas da Paisagem escrita por Herrmann. Como um aprendiz diante de um Titã detentor de múltiplos saberes que nos contamina com sua arte sinto-me honrado em trazer ao público esse legado com o apoio do All Blacks Café e A Granel Alimentos Naturais. No 28° Festival Internacional de Balonismo, na Tenda Cultural realizamos o primeiro lançamento juntamente com a exposição das obras originais do I Fascículo de Os Portais de Torres. No dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, lançamos ao sabor dos ventos nossa humilde contribuição para aguçar o sentimento de pertencimento de todos os “torrenses” – os da terra, os radicados e os visitantes – que zelam e tem carinho por esse lugar. O apreciar dos balões nos prende com os olhos no Céu como quem recebe as bênçãos do Firmamento. Depois do clima abafado os altos índices pluviométricos castigaram o parque do Balonismo. São Pedro desaguou entre as Torres e transformou a festa no criticado “Barronismo”. Particularmente, creio que não conseguimos controlar as intempéries climáticas e as condições geográficas do local impõe como as atividades devem proceder. Contudo, necessitamos de medidas urgentes para melhorar a infra estrutura existente e analisar que a terceirização dos serviços prejudica a qualidade em detrimento da economia de recursos investidos. As atrações culturais que o evento proporciona e a participação de balonistas locais garantiram o entusiasmo do público. Os Portais se abrem para fornecer os instrumentos necessários para reconhecermos as belezas escondidas nas entranhas do nosso lugar onde a natureza se entrelaça com a cultura no fio condutor do tempo.

No próximo dia 07 de maio às 20 horas no Espaço Sol, localizado na Av. Itapeva 253 no centro de Torres, teremos mais um momento de diálogo e apresentação da obra e convidamos todos os leitores e suas famílias para prestigiar! Aproveite e mergulhe profundamente em novas Dimensões Torráqueas embarcando na viagem de Os Portais de Torres!

Publicado no Jornal A Folha/Torres e Jornal Litoral Norte RS.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 28/04/2016
Código do texto: T5619280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.