II Ação de Limpeza dos Pesqueiros do Morro das Furnas

Torres, Morro das Furnas, às 9 horas no dia 28 de agosto de 2016

Devido ao risco de acidentes nesta atividade específica, foi convocado um grupo restrito de voluntários do Projeto Praia Limpa (Associação dos Surfistas de Torres), com a participação especial do Professor Leonardo Gedeon (DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico), parte do estacionamento da Praia da Cal rumo aos tradicionais pontos de pesca que se localizam junto aos paredões e o oceano. Inicia-se à II Ação de Limpeza dos Pesqueiros. Novamente, o objetivo é sensibilizar os pescadores locais sobre a necessidade de preservarmos esses pontos estratégicos sem a interferência do descarte indevido de resíduos, pois infelizmente ainda é perceptível embalagens plásticas entre as rochas vulcânicas, linhas de pesca, garrafas pet, latas e restos de iscas no chão dos pesqueiros.

As riquezas arqueológicas e históricas da Praia da Cal e do Morro das Furnas são fonte de estudo e pesquisa do Professor Leonardo Gedeon, que pelo segundo ano enriquece essa ação voluntária com aspectos culturais a cada ponto estratégico que o grupo percorre. Inclusive, o pesquisador está trabalhando numa obra que abordará temas relacionados aos processos de implantação do Parque da Guarita e o uso do território com a perspectiva do desenvolvimento turístico e sua relação com a formação dos bairros de entorno, assim como a influência da cultura popular dos pescadores artesanais na preservação dos monumentos geológicos e na manutenção dos sítios de relevância histórica para as comunidades. No percorrimento os voluntários recebem informações sobre a olaria e as caieiras que funcionavam na Praia da Cal durante o século XIX, o Marégrafo de Torres na embocadura da Furninha considerado o primeiro Datum Altimétrico do Brasil em 1919 e as evidências do Porto Marítimo de Torres na Praia da Guarita que remontam o período entre 1890 e 1892. Também conhecem como foi o processo geomorfológico da região e a divisão dos continentes e surgimento do Atlântico, além de vislumbrarem os elementos do ecossistema local com exuberante fauna e flora.

Os pescadores são abordados de maneira gentil e prodigiosa num bate papo informal em que são difundidos as informações pertinentes sobre os efeitos nocivos do “lixo a beira mar”, a preservação dos oceanos e as consequências irreparáveis para a fauna marinha. A maioria demonstraram preocupação com a realidade de vários tipos de resíduos “esquecidos” nestes locais, inclusive em determinados pontos ajudando na limpeza, recolhendo diversos tipos de linha de pesca e sacolas plásticas. Ao final da ação voluntária pelo menos 8 sacos de lixo foram retirados dos pesqueiros. São lugares de memórias, natureza surpreendente e tradição peculiar com gestos, técnicas e os saberes/fazeres da cultura pesqueira. Serve de usufruto para a comunidade local e visitantes, apesar da inacessibilidade de certos locais, a exemplo das íngremes escadarias do pesqueiro Saltinho e Furna Grande. Por vezes, turistas sofrem os riscos de quedas pela erosão ou pelas ondas fortes que assolam as rochas e suas escarpas. Infelizmente muitas vítimas fatais foram abatidas pelo descuido entre os recônditos das falésias.

O MORRO DAS FURNAS exibe um panorama único das falésias torrenses, entretanto existem diversos LOCAIS DE RISCO! Não arrisque sua vida, não chegue próximo dos precipícios e respeite as placas indicativas!

Leonardo Gedeon e Alexis Sanson
Enviado por Leonardo Gedeon em 31/08/2016
Código do texto: T5745829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.