Você e as Coisas que lhe Interessam

Você provavelmente já se esqueceu de que no início desse ano (ou no final do ano passado) cerca de dez mil políticos, entre deputados, senadores, Ministros de Estados, prefeitos, governadores e até ex-Presidentes da República, foram beneficiados por decisão (no mínimo suspeita) de Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), isentando-os da obrigação de responder por atos de improbidade administrativa. Mas você talvez não se esqueça de que, a cada vez que vai à rua, de carro ou não, pode aparecer um cara, ou mais de um, apontando-lhe uma arma para levar-lhe o carro ou você, ou quem estiver com você, todo o dinheiro que tiver no bolso, seus cartões de crédito, seus documentos, etc. E você pensa se há alguma possibilidade de evitar tudo isso, assim como as inevitáveis e enervantes complicações burocráticas decorrentes de uma violência desse tipo, praticamente todas elas criadas por aqueles mesmos políticos que você esqueceu que lhe deviam e que ficaram sem a obrigação de lhe pagar. Você, como eu, só lembra do que lhe interessa. De algumas coisas – ainda que seja por força de manobras, falcatruas ou corporativismos nefandos – você aprendeu a desinteressar-se.

Rio, 25/07/2007

Aluizio Rezende