Sê fiel a ti mesmo

Não faz muito tempo, estava a deleita-me na magnífica obra de Shakespeare. Lá estava eu, com mais de 4.042 linhas , escritas para dar vida e vigor a história de Hamlet.

Durante a leitura da obra, observamos que a mesma constitui-se basicamente de textos dramáticos, repletos de frase marcantes. Sem dar um tom de telenovela mexicana , claro. A exemplo da famosa “Ser ou não ser, eis a questão”, citada por Hamlet em momento de dúvida e desespero.

A obra é uma intrigante sequência de tragédias a começar quando Hamlet mata Polônio, pai de Ofélia, ao confundi-lo com Cláudio e é deportado para Inglaterra como um louco. A partir daí é ladeira a baixo.

De fato, ler Hamlet é uma experiência única e inesquecível para qualquer um que esteja disposto a enfrentar suas 4.042 linhas.

Mas, quero chamar atenção para as palavras de uma personagem secundária do texto ( comentamos dele logo acima ). Ele está exonerado de grandes interpretações quando posto à frente de Hamlet.

Vmos nos apropriar, mais especificamente, de um de seus conselhos é : Sê fiel a ti mesmo.

Pai de Ofélia e Laertes, e adjunto do Rei Claudio, ele pode ser descrito como um tagarela, uma pessoa enfatuada por uns, ou como um excursionista da sabedoria para outros.

Ele da esse e outros conselhos para o filho. Os conselhos tem início da cena três do primeiro ato, cujo subtítulo conhecido é "Polônio aconselha seu filho Laertes.

A cena mostra Polônio (camareiro-mor da corte do Rei Cláudio da Dinamarca, tio e padrasto do príncipe Hamlet) aconselhando seu filho Laertes quando ele está voltando para Paris de onde veio para assistir a coroação do rei Cláudio. Laertes já está atrasado despedindo-se de sua irmã Ofélia; o navio já espera por ele no cais quando entra em cena Polônio, seu pai. Ele apressa o filho e enquanto o acompanha rumo ao porto passa a ele os conselhos de um pai amoroso para um filho querido.

De forma sintética os conselhos são:

- Não expressar tudo que se pensa.

- Ouvir a todos,mas falar com poucos.

- Ser amistoso, mas nunca ser vulgar.

- Valorizar amigos testados, mas não oferecer amizade a cada um que aparecer na sua frente.

- Evitar qualquer briga, mas se for obrigado a entrar numa, que o seus inimigos o temam.

- Usar roupas de acordo com sua renda, sem nunca ser extravagante.

- Não emprestar dinheiro a amigos, para não perder amigos e dinheiro.

- Se fiel a ti mesmo e jamais serás falso com ninguém.

De todos os conselhos dados pelo pai de Laerte, um, em específico parece ser o que mais livraria as pessoas de problemas e embaraços futuros. A saber: se fiel a ti mesmo.

Pense, por um instantemente todos os problemas que surgiram em sua vida pelo simples fato de não ter sido sincero de uma vez?

Vários, não é mesmo?

Um amigo chato que aceitamos ser amigo para não arrumar problemas.

Um emprego que não gostamos por N motivos, mas que aceitamos por que alguém nos pressiona.

O conselho de Polônio, poderia ser igualado pela máxima mais conhecida da filosofia, dito por Sócrates. Conhece-te a ti mesmo.

Se por um lado, o conhece te a ti mesmo de Sócrates no diz para nos aprofundarmos em nós mesmos e dai extrair dados suficientes para nos conhecemos melhor, supondo que a verdadeira felicidade reside em nós mesmo. O sê fiel a ti mesmo, apenas complementa o ensinamento de Sócrates. Se eu me conheço eu posso ser fiel a mim mesmo, mas se não me conheço, se não sei quem sou, não posso ser fiel a mim mesmo, consequente não posso ter momentos felizes é tão pouco posso proporciona momentos felizes para outros ao meu redor.

Shakespeare, na personagem de Polônio, nos faz averiguar nossas escolhas, nossas bases e assim entender o que de fato importa de verdade em nossas vidas.

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 31/12/2016
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T5868419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.