Trilhas & Museus

Recônditos secretos escondem preciosidades inestimáveis e revelam universos de saberes pouco acessado pelas pessoas. Cheios de histórias, lugares de plena criatividade e espontaneidade artística, territórios de natureza exuberante e acervos onde habitam objetos que resguardam as marcas do tempo são atrativos desconhecidos da maioria da população. A paisagem natural está cravejada de caminhos primitivos esquecidos no percurso da história. Geralmente, as estradas modernas são traçados antigos de rotas e percursos milenares demonstrando que outrora as trilhas no meio das florestas eram o elo de comunicação entre os povoados circunvizinhos. Assim como, a prática do colecionismo deu origem aos acervos museológicos. Ao adentrar o museu, os objetos e artefatos são os protagonistas das narrativas históricas, imbuídos de significados e valores afetivos que direcionam seus interlocutores à imersão dos rastros da história ao refletir sobre os contextos socioculturais de um determinado período. Trilhas e museus são atividades complementares que abordam aspectos teóricos e práticos ao vislumbrar a exposição de objetos móveis e imóveis de relevância histórica, arqueológica, paleontológica, artística ou ambiental e percorrer caminhos em meio aos elementos naturais observando a fauna e flora local e a formação geomorfológica macrorregional. Em um recorte do extremo sul catarinense e litoral norte gaúcho há de salientar o projeto Geo Parque Caminho do Cânyons que privilegia o patrimônio natural do Parque Nacional Aparados da Serra e os municípios vizinhos.Na cidade de Maracajá (SC) existe o Parque Ecológico com trilhas em passarelas suspensas que oferece um panorama inusitado da vegetação de médio e grande porte. A APA Morro dos Macacos em Passo de Torres (SC) oferece trilhas nas proximidades da Lagoa do Sombrio e resquícios de antigos engenhos e construções coloniais. Em Arroio do Sal (RS) existe o Parque Tupancy como um remanescente bem preservado e um privilegiado observatório de aves. Em Torres, destaca-se as trilhas do Parque da Guarita e o Parque da Itapeva apresentando sítios arqueológicos e históricos, percursos nas falésias basálticas na orla e a biodiversidade da Mata Atlântica. O caminhar em ambiente natural é uma das experiências mais marcantes da humanidade remontando a milhares de anos. Por ventura, chega-se em uma cascata de águas gélidas e límpidas ou simplesmente ao cume de uma abrupta elevação. Num momento de inspiração a melhor alternativa é conhecer os espaços de memória, monumentos e museus de uma localidade. Descortinam-se informações imprescindíveis para a compreensão das culturas e a ampliação de horizontes cognitivos. A maioria das cidades tem uma “casa de cultura” para a visitação. Em Torres (RS), existe o Museu Histórico, o Museu Três Torres (SAPT), o Espaço Mar/ Jamboo Turismo, o recém-inaugurado Memorial do Cinema. Há de se lamentar que o Museu da Guarita ainda não se efetivou na parte central do parque José Lutzenberger apesar das inúmeras promessas e projetos apresentados para o local. Em Santo Antônio da Patrulha (RS) pode-se apreciar o Museu Caldas Jr, a Fonte Imperial, a Biblioteca Municipal e a Sala Açoriana e na cidade de Osório (RS) o Museu da Via Férrea, Museu Antropológico, Biblioteca Pública Fernandes Bastos, Praça dos Estudantes, APA Morro da Borússia e o Parque Eólico. Basta procurar e investigar as Trilhas & Museus e aproveitar as profundas vivências que estes locais podem proporcionar!

Publicado em Jornal Litoral Norte RS e Jornal A Folha / Torres.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 02/02/2017
Reeditado em 02/02/2017
Código do texto: T5900786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.