O Gato Olavo e Seu Papel na Literatura

O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e ao olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que é a viagem em si mesma ao longo da vida, pois a viagem é um processo.

Trata-se de uma fuga não declarada dos problemas familiares e cotidianos que azedam semanas e dias, e a fuga serve para isso, cada viajante parte em busca de uma aventura que possa viver em paz e tranquilidade durante alguns dias da sua vida.

A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas. Nesta coluna , eu abrirei um longo parenteses, relatar acerca da minha viagem de cinco dias em Santa Catarina. Sendo mais específico na cidade de Tigrinhos, na companhia de um amigo de infância. Dando continuidade vou falar do exercício da paternidade de nosso hospedeiro.

Os gatos são animais intrigantes e interessantes, e ao que parece o nosso bom hospedeiro entendeu bem o recado ,e adotou um gato para a criação , gatos são um pouco mais civilizados que cães segundo alguns cidadãos defendem e inclusive nosso anfitrião generosamente oferece carinho a esse gato , cujo nome parece bem sugestivo Olavo de origem nórdica.

Gradualmente , os gatos aparecem na História da Humanidade com um ar sombrio e outras vezes com um sentido alegre, representando diversificados desejos do consciente coletivo da humanidade , nesse ínterim o gato desenvolve fascínio em escritores , poetas e dramaturgos ao longo da História na seção da Literatura.

Assim, esse fascínio advém da profunda adaptabilidade em diversos ambientes confusos e complexos , o animal em especial já foi divinizado em algumas civilizações, e já foi morto em outras eras como no início da Reforma Protestante por multidões ensandecidas nos relata o historiador Robert Darnton.

Talvez , essas duas situações opostas indiquem claramente as posições tomadas pelas pessoas em relação ao gato , que ganhou uma infinidade de representações gratuitas junto ao ser humano. Analisando cuidadosamente os dois contextos , o primeiro ele ganhou um status generoso de deus numa forma anímica e mântrica, que uma civilização levou ás últimas circunstâncias. Por outro lado podemos observar claramente religiosos enfurecidos eliminando gastos vestidos de padres como uma representação de rejeição e fúria contida.

O gato representado como um deus , retorna a um mentalidade bem primitiva e pouco seletiva a respeito do papel da divindade , e ao mesmo tempo demonstra a incapacidade de pessoas racionais dedicarem sua crença em algo infinitamente menor como um gato, tal concepção pode ser considerada errônea do ponto vista da Ciência da Religião mas estranho extremamente a antropologia e as demais ciências humanas.

Sinceramente, a fúria dos protestantes no segundo plano parece ter um pouco de razão , mas para eles o gato no mínimo era uma representação exata do Mal. Essas representações eram integralmente relacionadas ao pensamento medievo de forma rude e complexo. Os protestantes facilmente faziam essa dura e complexa relação , não há uma conexão com a ideia de maldade incutida na figura do gato nos dias atuais , habilmente transmitida pela TV.

O gato Olavo surpreendentemente percebeu a minha chegada e logo miou e miou com uma perfeita afinação da voz, parece que os gatos tem uma voz afinada, o miado indicou com clareza a minha chegada , e ao pisar na casa ele entendeu que invadia seu terreno ou território se preferir caro leitor. Ele desafiadoramente olhou firmemente para mim, sentindo-se ameaçado, os animais também sentem ameaça a chegada de um estranho em seu terreno.

Levianamente o gato não olhasse agiria com insensibilidade a minha presença com facilidade , a postura de um gato reflete também a ideia da invasão de seu espaço por outro que seja de sua espécie e natureza irracional de um animal brincalhão e esperto, o gato reflete também a postura do seu dono e proprietário, nenhum animal reflete mais isso que um gato e um cão.

Assim parece que estão próximos mas aonde há gatos também há cães em número menor em sua área de ataque e visão, que a televisão encena com muita eficácia e cor , os dois são inimigos intermináveis que protegem muito bem seu terreno e dimensão de visão.

Visivelmente um gato tem um papel apreciável na Literatura Ocidental , se fossemos listar a quantidade de escritores , poetas, e dramaturgos e outros literatos que escreveram peças, poesias, e romances ao longo da Literatura como uma marca registrada.

Os literatos em geral observam um gato uma aura de mistério algo novo e velho ao mesmo momento contido no animal , esse mistério encerra pergunta e traz uma dimensão de ficcionalidade que pode promover usar um gato como narrador ou personagem e como um ator em uma peça teatral.

E a dimensão de irracionalidade acaba ajudando de forma o escritor a construir um papel adequado para um animal em apreço , e o gato Olavo caiu bem nesse papel aqui dado a ele por um hábil narrador consciente do papel de um gato bem esperto e nada duvidoso , gatos sempre expressam certeza como seus donos.

Se um escritor for bem criativo como lhe convém em seus atos de criação dará ao gato a capacidade de refletir sobre a humanidade de seus donos. Ao dar uma voz a um gato, o escritor deve saber que incisivamente um gato falará com ironia acerca do seu dono de forma específica como um reflexo de toda humanidade, mas os animais entendem bem o mundo dos humanos com muita facilidade digna de um artista.

E metaforicamente um gato pensa como um gato não como gente , mas os gatos ironizam quando dividem um peixe. Pois entendem com a profundidade de um rio a divisão de bens de consumo no caso peixes. Os narradores dizem que para um gato sempre tem alguma surpresa lhe aguardando á noite.

Usualmente gatos representam um outro papel de assimilar seu dono na complexidade de suas decisões no cotidiano frio da vida dos dois , e no relacionamento difícil de um digno dono e se gato, ás vezes gatos avisam outras vezes insinuam com facilidade uma situação possível de acontecer em um meio metafórico.

Sensivelmente , os gatos visitam seus amigos e miam com suas chegas e saídas silenciosas ou barulhentas , ao visitar seus parceiros e amigos, os gatos falam divertidamente de suas aventuras e desventuras com seus amigos , tais conversas revelam também uma vida agitada e noturna como um símbolo do Mal.

Palpavelmente nenhum animal pode representar o Mal , os céticos dizem com letras garrafais que nada pode assumir esse papel , o Mal somente tipifica a si mesmo e nada mais. A humanidade ao longo da sua História sempre deu aos animais irracionais uma simbolização esquiva de seus medos e suas dúvidas , o primeiro sempre residiu na mentalidade humana , a segunda é uma sombra mínima de um passado perdido no seu inconsciente.

Assim damos ao gato um simbólico papel de vilão ameaçador da nossa realidade , nas revistas em quadrinhos ganha até um nome de toda uma vilania coletiva escondida ás sombras , e nos contos de fadas ganhou a té uma bota para ser um herói , a Literatura Ocidental ousou dar esses dois papéis poderosos e autônomos para falarem e pensarem acerca da humanidade .

Puramente, ao dar a um gato o papel de herói, confere a ele a capacidade de solucionar situações generosamente complexas, o fabuloso conto do 'Gato de botas' de que todos conhecem tipifica de forma exata e cartesiana a ideia de que um gato pode ter acerca de seu dono quando estiver somente só.

E o gato ao meditar sobre a vida miserável do seus dono demonstra que ainda a vida tem algum valor , e ao pensar que a vida de um ser humano vale mais do que a vida dele com um animal sem razão aparente, essa pequena reflexão demonstra seu interesse gutural em entender o ser humano.

Levantando-se do seu mundo animal, o gato traz a ideia de que a vida dos seus donos é tão monótona quanto a de parceiros tão individualistas e complicados como eles são, ser gato dignifica assim a mentalidade de alguém que consegue ser um pouco mais autônomo e indica assim que existe animais mais dependentes, mas o gato também vê como é a dura vida de um dono em crise financeira , o gato tudo vê com muito cuidado e elabora um plano para tirar seu dono daquele atoleiro financeiro .

Naturalmente um pequeno animal vai ver as poções possíveis para reverter o quadro da vida alheia , o gato com as botas usadas do patrão prevê um um conjunto de soluções para a vida , em primeiro lugar enxerga um caminho para tirá-lo da crises nas finanças , o gato de botas ao que aprece é bem cartesiano e complexo para tirar vantagens de todas as situações bem atrapalhadas da vida.

Assim , um gato com botas parece bem humanizado com direito de ser um legendário dos contos de fadas , se apropria exatamente de todas as situações de que possa tirar alguma forma de favorecimento. O gato de botas enxerga ainda a possibilidade de um casamento com a filha de um nobre cortesão.

Ligeiramente , no passo de gato , o de botas conta boas estórias para assim conseguir driblar as insinuações nas vilas por onde passa , ao passa pelo vale da sombra da morte o gato pinta o sete escravizando somente os bobos da corte. E apronta com cuidado os pormenores de suas aventuras para o bem-estar da vida do patrão como alguém que merece uma saída bem aventurosa.

Indica também que o gato de botas tinha noção mínima do desafio que tinha á sua frente, primeiro sair das cômicas situações que o seu dono tinha se metido naquele dia , que por infelicidade o gato acerta seus alvos e por fim coloca seu dono em um lugar de honra em uma posição invejável.

Talvez isso exprime com profundidade de um rio , o desejo contido do gato em falar e ajudar o seu dono bem complicado em relações ao uso do dinheiro , e as questões de herança em que estava envolvido. O gato de botas ousadamente ocupa o papel mais importante da narrativa do conto , e o dono assume um papel secundário na narrativa, e o acontecimentos assumem uma função terciária.

E agora chega a horas da indicações de leitura para os prezados leitores ansiosos por algumas leituras importantes e interessantes, primeiro darei uma possível conclusão inclusiva ao assunto como um rascunho de texto que espera ser acabado.

Realmente aqui precisa uma conclusão exata e fixa ao tema proposto, um gato pode entender claramente a vida alheia com estilo e indignação , ao ver fracassos e crise existentes no caminho do progresso de um patrão , o esforço do gato de botas foi extremo e cuidadoso com vontade de vencer e superar as expectativas advinda dos aldeões duvidosos de sua ação em favor do seu dono. O agiu na sombra do seu dono para ganhar tempo e espaço diante das circunstâncias desesperadas e complexas de que a vida lhe impôs gradualmente.

Agora , a conclusão deve ser esta enfim . O gato um animal tão misterioso encerra sobre si mesmo uma aura de austeridade e mistérios que sempre atrai quando se olha para um gato com certo grau de atenção e profunda observação. Em vias de se concluir e apontar um visão sóbria acerca da observação sobre o gato Olavo , que tudo vê com atenção medida com o passo de um gato sabido, um gato que não fala mas tudo entende.

Tudo indica que esta coluna está a caminho de suas linhas finais, por essa razão refletimos sobre o conto do 'Gato de botas'e sobre os desenhos animados 'Tom e Jerry' e sua influência na mídia acerca do papel do gato na realidade cotidiana da população que tem um certo apego ao gato como um animal de estimação criado com muita facilidade por pessoas de diversas classes sociais no mundo afora.

Usualmente, os animais domésticos se assemelham com seus donos em diversas ocasiões . Apesar de tudo são animais festivos e engraçados que fazem quaisquer coisas engraçadas para que os estranhos possam dar boas risadas e gargalhadas incontidas , e sempre fazem humor quando em uma casa chegam visitantes ou estranhos ao seu convívio.

Realmente , agora posso indicar alguns livros sobre o tema Literatura e gatos , o primeiro livro a ser indica é 'O Massacre dos Gatos' do historiador Robert Darnton, o segundo livro que está já caminho é a antologia de contos "Melhores Contos de Cães e Gatos' de Flávio Moreira Costa , e também irei indicar sem falta o conto 'Gato Preto' de Edgar Allan Poe , e o livro 'Eu sou um Gato' do escritor japonês Natsume Soseki.

A respeito do último livro indicado quero aqui trazer um pequeno resumo da obra. Ao aparecer num terreno baldio, o gato, narrador deste romance, depois de passar por algumas poucas adversidades, acaba parando numa casa onde é acolhido por Chinno Kushami, o professor mal-humorado e estagnado em sua completa falta de perspectiva. O autor ridiculariza a vida da intelectualidade do Japão da Era Meiji, mostrando a fragilidade do professor e daqueles que o cercam. Sugerindo-se sempre como um ser de raça superior, o gato, com sua pesada munição e ares de dândi, não poupa nada nem ninguém. Caro leitor não deixe de acompanhar nossos textos nesse jornal , gostaríamos de que você participasse dando sua opinião e sugerisse temas.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 20/08/2017
Código do texto: T6089448
Classificação de conteúdo: seguro