US AND THEM - NÓS (povo brasileiro) e ELES (governo brasileiro)

US AND THEM - NÓS (povo brasileiro) e ELES (governo brasileiro)

Como se explica um povo gentil estar submetido e humilhado a uns pouquíssimos, quase insignificantes, calhordas corruptos detentores do poder político e econômico, em detrimento a uma esmagadora maioria de cidadãos trabalhadores, de boa índole, pacíficos e passivos, cuja história e formação sócio cultural, apesar da quase inexistente base ética e moral, mas de uma generosidade e ímpavidez inigualáveis no mundo, produto de uma miscigenação única (Darcy Ribeiro), onde brancos, índios e negros conseguem compor, com relativa e aceitável harmonia, um ancenúbio social de rara condição?

Mesmo considerando as enormes diferenças e desigualdades econômicas, sociais e culturais da sua população, encontram-se redutos de excelentes intelectuais, profissionais liberais, operários, comerciários, camponeses e trabalhadores em geral, sabedores de seus deveres e direitos e também conscientes da sua inserção como cidadão no processo político estabelecido.

Por que então se submetem a esses descalabros e desmandos político-jurídicos impostos por uma classe historicamente dominante e elitizada, ainda que minoritária?

Talvez a resposta esteja com La Boetie e seu ¨Discurso da Servidão Voluntária¨ ou na intrinsica natureza corrupta do povo brasileiro, herdada desde sua colonização.

Em verdade, não há teoria marxista/socialista que explique tal condição, até porque seus defensores são geralmente intelectuais acadêmicos que se encastelam no alto das suas arrogâncias, longe da massa oprimida ou teses conservadoras e liberais travestidas de democracia, até porque seus defensores visam unicamente a proteção da sua minoria empresarial opressora, desumana e egoísta.

O fato é que, no Brasil, desde sua colonização e de Gregório de Matos Guerra, ou seja, do período barroco, que a pirâmide social está de ponta cabeça. Só conseguimos ver sua base alicerçada corretamente no governo de Luis Inácio Lula da Silva, mas num tempo tão efêmero que durou somente oito anos.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/nSalJkzCdSM

(Us and Them - Pink Floyd)