Preconizando

Pre é um prefixo que significa antes, antecipadamente. Ele aparece, inclusive, na própria palavra prefixo. (prefixo é fixado ou determinado antes)

Prever é ver antes, predestinar e destinar antes, predizer é dizer antes, pressentir é sentir antes, etc.

Mas nem sempre pre quer dizer antes. Abaixo alguns exemplos:

Preamar não é amar antes. É maré alta.

Precatar não é catar antes. É pôr de precaução, pôr de sobreaviso.

Precaução não é uma caução feita antes. É caução, simplesmente.

Preceder não é ceder antes. É ir, vir, estar adiante de. É anteceder, chegar antes.

Precioso não é quem tem ciúmes antes. É de grande preço, valiosíssimo.

Precisão não é separar antes. É carência do que é preciso, urgência, necessidade.

Precursor não o que vem antes do cursor. É o que vai adiante, que anuncia sucesso.

Prédica não é uma dica que se dá antes. É sermão, oração ou discurso.

Preencher não é encher antes. É encher totalmente.

Prefeito não é feito antes. É chefe do executivo de uma cidade.

Preferir não é ferir antes. É dar primazia a, escolher.

Preliminar não é o que vem antes da liminar. É a liminar propriamente dita.

Preeminente não é quem vem antes do eminente. É a mesma coisa que eminente.

Premiar não é miar antes. É conceder como prêmio.

Preocupar não é ocupar antes. É causar preocupação ou inquietação, etc.

Preparar não é parar antes. É dispor ou planejar com antecedência.

Prepotente não é quem pode antes. É poderoso ou influente. Que abusa do poder.

Presente não é quem sente antes. É que assiste pessoalmente. Que está á vista.

Presumir não é sumir antes. É entender, baseando em certas probabilidades.

Premissa não é o que vem antes da missa. É cada uma das proposições que servem de base à conclusão.

Preposto não é colocado antes. É aquele que dirige um serviço ou negócio por delegação.

Pretexto não é o que vem antes do texto. É razão aparente ou fictícia que se alega para dissimular o motivo real de ato ou omissão.

Não sei se defini corretamente meus preclaros. Lembro-lhes que preclaro não é que alumina antes. É ilustre, famoso, etc.

Ary Viotti
Enviado por Ary Viotti em 03/01/2018
Código do texto: T6215958
Classificação de conteúdo: seguro