INDIO

Preciso do teu sorriso para me alegrar, da tua coragem para ser livre como um pássaro e levemente voar.

Preciso da tua inocência e pureza límpida e tranquila, como as aguas dos rios, em sua busca incessante ao mar.

Tu és o verdadeiro dono desta terra, deste chão, deste lugar.

Como puderam tudo isso ignorar? Ficando cegados, pela ganancia e com toda maldade tentaram teu nome, tua cultura apagar.

Chegaram em grandes caravelas e, tu o chamastes de deuses que vieram contigo morar.

Trouxeram objetos sem valor querendo te agradar, não sabias que em troca, tuas riquezas e tua paz e sossego iriam levar.

Deixando para trás doenças que não conhecias, e teu vigor físico, conseguiram debilitar, pois tuas ervas para os teus males era suficiente para curar.

Fico triste só de lembrar das atrocidades, das armas que usaram para te escravizar, teus arcos e flechas, infelizmente não puderam te salvar.

Do teu passado restou somente a saudade, quando te punhas a brincar e a festejar, teus rituais sagrados, com danças e lendas reproduzindo conhecimentos, de uma cultura milenar.

Teu mundo de riquezas e tua cultura estão impregnados em nossos rostos em nossa gente, em nossa essência, em nossa aparência e em nosso DNA isso, ninguém jamais conseguirá apagar.