SAIA DO MEIO DA MULTIDÃO! - Mt 6.22-23

Entre uma e outra conversa existem aquelas que são mais importantes do que as outras e para isso ela exigirá privacidade. No entanto, existem aqueles que acreditam que o momento para se esclarecer as coisas é ali na hora. Tais atitudes geram constragimentos profundos para ambos os lados, principalmente quando o assunto a ser tratado é entre casais, que em vez de passar alguns minutos ou horas conversando em casa travam verdadeiras batalhas aonde estão sem se importarem com os outros.

Nos meus 23 anos de casado nunca tratei de nenhum assunto em festas, na rua, em bares etc. lugares onde tem muita gente, pois sempre entendemos que determinadas conversas não podem ser realizadas em um local público, até mesmo porque não somos artistas e os jornais não iriam cobrir nossa briga e mesmo que fosse não estaríamos interessados.

Jesus quando fala da oração em Mateus 6 logo no Verso 5 declara: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros” – ou seja, diante dos homens não queira aparecer, mostrar-se, ser grande, um infeliz, desgraçado, miserável e pobre. O ensinamento do mestre é totalmente o contrário daquilo que as pessoas estão vivendo.

A orientação e a instrução de Jesus é - “Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente”, ou seja, dê a oração a sua devida importância. Assim, como você não pode tratar de determinados assuntos diante do público, pois essa conversa é entre você e sua esposa, você também não pode tratar a oração, ou seja, o seu momento com Deus de qualquer maneira, existe um processo, existe uma forma, e Deus a exige de nós, porque nos deseja por perto – “vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai”.

Somos um povo agitado demais, a vida de Jesus era agitada demais e naquele momento ele nos dá uma lição linda, é como se ele estivesse dizendo: Preciso conversar com o Pai, mas como, se onde estou não para de chegar gente? Toda hora sou interrompido, para onde vou? Ele precisava de um lugar, ali não era o lugar do seu secreto, mas o lugar onde Ele clamava ao Pai por cura, libertação e salvação. Ali não era lugar para se tratar de assuntos íntimos, mas lugar de tratar de vidas.

Sabendo disso se retira, vai para o monte, não porque lá tivesse algo especial, mas porque era o único lugar em que se sentia a vontade, e onde podia ADORAR, GLORIFICAR e também tratar de assuntos particulares e pessoais. Portanto, nunca discuta ou tente discutir assuntos diante de multidões, não faça longas orações no meio do povo querendo mostrar santidade, ou algo parecido, não seja como os fariseus, seja simples, objetivo e sempre disponível.